CUIABÁ
Baixinha rebate deputada e afirma que
CUIABÁ
Da Assessoria – Vereadora Baixinha Giraldelli
A vereadora Baixinha Giraldelli (SOL) destaca que a burocracia para que emendas federais sejam encaminhadas para Cuiabá travam o processo de desenvolvimento da cidade. A parlamentar entende que existam normas legais que são exigidas, mas pontua que os parlamentares federais, sejam deputados ou senadores, precisam ajudar a acelerar esses recursos e não criar mais regras.
“Sabemos que existem regras para emendas, mas também sabemos que tem situações que são de extrema urgência em nossa cidade. Existem bairros que vivem em estado de calamidade sem o mínimo de saneamento prejudicando a saúde e o bem estar de todos, e assim precisam imediatamente de assistência. burocracia não pode sobressair necessidade do povo”, declarou ela.
A declaração da vereadora acontece após reunião da bancada federal com o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), e vereadores aliados na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro.  Na ocasião, a deputada federal, líder da bancada federal, coronel Fernanda  pediu para que o gestor planejasse os bairros que irão receber recursos. No entanto, Baixinha reforçou a fala do prefeito, que pontuou que as emendas devem ser votadas até antes carnaval e, por isso,  precisa ao menos ser definida para aonde será direcionada, e não correr o risco de perde-las.
“É como o prefeito explicou não temos tempo para fazer planejamentos e as emendas já serão votadas em breve, sendo assim, que eles decidam se irão colocar na saúde, no asfalto ou na infraestrutura, mas decidam. Posteriormente trabalhamos  os ofícios que define aonde vão ser aplicados os recursos. Isso é minimizar a situação para não perdemos recursos, a deputada precisa entender, porque nosso povo está sofrendo. Quem anda nos bairros presencia o sofrimento”.
Sobre suposto recurso que a deputada alega ter sido encaminhado para capital no ano de 2024, e até o momento não se sabe como foi aplicado, a vereadora ressalta que no momento a gestão é outra, e todos visivelmente enxergam que nada foi feito anteriormente, por isso, a situação atual é tão precária.
“Tínhamos uma gestão que temos várias perguntas sobre recursos que chegaram e não foram aplicados, mas agora estamos falando de uma nova gestão, que está preocupada com que será deste povo que necessita deste recurso. Ando nos bairros todos os dias e sei, vejo, o quanto as pessoas estão padecendo”.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


