CUIABÁ

CUIABÁ

Alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos recebem uniforme e material escolar

Publicados

CUIABÁ


Assessoria

Clique para ampliar

Os mais de 57 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de educação estão recendo uniformes e kit material escolar.  Cerca de 4 mil novos alunos, matriculados em 2022, devem receber nos próximos dias. A ação, uma das marcas da gestão Emanuel Pinheiro, atende também os 673 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Guilhermina de Figueiredo, localizada no bairro Carumbé, responsável por atender as salas anexas dos Centros de Convivência para Idosos (CCI) Maria Ignez (20 estudantes), CCI Padre Firmo (22 estudantes) e CCI Aidee Pereira (26 estudantes), a ação reuniu profissionais e estudantes, no último dia 14.

A unidade atende 420 estudantes do Ensino Fundamental, de 10 a 12 anos nos períodos matutino e vespertino, e 142 estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Desses, 74 estão na unidade educacional nos períodos vespertino e noturno e 68 nos CCIs, no período matutino.

A diretora da EMEB Prof.ª Guilhermina de Figueiredo, Lindnalva da Silva Gomes falou sobre a iniciativa.   “O público da EJA é muito especial para nossa unidade escolar e para a rede Municipal de ensino de Cuiabá. São trabalhadores com idades entre 45 a 83 anos que por diversos motivos não tiveram ou perderam a oportunidade de estudar e concluir seus estudos na idade certa. Com muita coragem e vontade de mudança de vida resolveram voltar para a sala de aula. Os estudantes amam estar em socialização uns com os outros e têm o sonho de assinar o próprio nome, ler a Bíblia, escrever pequenos bilhetes, conseguir se locomover de ônibus e a educação e a saúde são ferramentas valiosas para que possamos melhorar a qualidade de vida dos idosos”, disse a diretora.

Leia Também:  Vice-prefeito reúne-se com a comunidade, vistoria obras no bairro Nova Conquista e anuncia pavimentação do Serra Dourada para o próximo ano

A assessora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Cristiany das Graças Souza também falou sobre a ação que valoriza os estudantes. “As equipes gestoras, professores das unidades e assessores pedagógicos sentem-se agraciados por atender estudantes tão especiais como os idosos e ver que eles têm ensinamentos e experiências de vida que nos fazem crescer cada dia mais como seres humanos. Essa iniciativa valoriza os estudantes da rede pública municipal de educação”, disse ela.

Material e uniforme

O kit material escolar da Educação de Jovens e Adultos é composto por 18 itens que vão desde apontador, borracha, lápis, lápis de cor, cola, caneta esferográfica, régua, esquadro, transferidor, até caderno espiral, caderno de desenho, porta lápis, garrafa e pasta, entre outros itens. Além dos materiais os estudantesestão recebendo camisetas.

E, este ano, os 2.700 professores da rede pública municipal de Educação também receberam material. O Kit Professor é composto por uma agenda, apagador para quadro branco, caderno espiral, lápis, borracha, pinceis (azul, preto e vermelho), canetas esferográfica, apontador, porta lápis e pasta.

Leia Também:  Dez bairros e avenidas de Cuiabá recebem mutirão de limpeza nesta quarta-feira (18)

Unidades

A rede pública municipal de educação possui oito unidades que oferecem a Educação de Jovens e Adultos. Seis delas urbanas, as EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo, Jesus Criança (que atende o CCI João Guerreiro), Mal. Candido Mariano da Silva Rondon, Maximiano Arcanjo da Cruz, Nossa Senhora Aparecida e Pedrosa Morais e Silva (que atende uma sala anexa da Associação Menino Jesus).

No campo oferecem a Educação de Jovens e Adultos, as Escolas Municipais de Educação Básica do campo (EMEBC) Nova Esperança, localizada no km 12 da Rodovia Palmiro Paes de Barros e Nossa Senhora da Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro.França, no Distrito do Coxipó do Ouro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Secretaria de Gestão promove palestra em comemoração ao Dia Internacional do Arquivo

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA