CUIABÁ
Com praça de alimentação, final de semana da Feira Cuiab’Art tem mais de 9 mil visitas
CUIABÁ
Quase 9 mil pessoas, entre adultos e crianças, visitaram a Feira Cuiab’Art no Museu do Rio no primeiro fim de semana do evento. Com entrada gratuita, a feira acontece até 11 de maio e oferece uma programação extensa, que inclui um espaço kids, valorização das tradições cuiabanas, além de música e gastronomia.
A praça de alimentação é um dos principais atrativos, oferecendo delícias da culinária tradicional e variada, como Maria Isabel, panqueca, macarrão na chapa, crepe, pastel, hambúrguer artesanal, churrasquinho e cachorro-quente. Chopp gelado, sucos e água de coco também estão entre as opções disponíveis para os frequentadores.
O público poderá visitar os expositores, divididos em 30 estandes, de terça a domingo, com horários diferenciados: às terças-feiras, das 9h às 18h, e de quarta a domingo, das 9h às 22h.
Os visitantes poderão adquirir peças do artesanato cuiabano a preços acessíveis, produzidas especialmente como lembranças da capital mato-grossense, ideais para presentear familiares e amigos. O espaço contempla ainda o artesanato regional, com peças indígenas da tribo Umutina Balatipone e demonstrações ao vivo de técnicas tradicionais, como a produção de peças em barro, pintura em camisetas e as admiráveis redes cuiabanas, exportadas para diversos países da Europa.
Também estarão disponíveis no local uma feira de adoção de animais, muita música, karaokê às quartas-feiras e apresentações de dança. A participação de um grupo do Marrocos, que comercializa doces árabes e realizará apresentações artísticas em seu estande, é um dos destaques. O evento também contará com a presença de expositores de outros estados, como o renomado artesão Jair, de São Miguel das Missões (RS), mundialmente conhecido por suas facas artesanais.
Durante o período do evento, o Aquário Municipal funcionará em horário estendido, até as 22h, consolidando-se como um novo ponto de encontro para a família cuiabana.
A Feira Cuiab’Art é organizada e promovida pela Associação Homens e Mulheres de Fibra, por meio do Programa Viva Cuiabá, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).
#PraCegoVer
A matéria é ilustrada com a imagem de visitantes na Feira Cuiab’Art no Museu do Rio. Abaixo tem uma galeria de fotos com produtos expostos no local.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


