CUIABÁ

CUIABÁ

Ação integrada leva orientações, serviços e atendimento de saúde à profissionais do sexo

Publicados

CUIABÁ

Uma ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá,  coordenada pela Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos, cerca de 40 (quarenta) profissionais do sexo e pessoas trans que trabalham na região do Distrito Industrial, foram atendidas com diversos serviços como vacinação da gripe, consultas médicas e odontológicas, bem como orientações básicas sobre os cuidados e as formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis- IFST’s e outros agravos. Essa foi a quarta ação realizada no local.

“Realizar essa ação demonstra a preocupação e atenção da gestão Emanuel Pinheiro quanto ao atendimento desse público tão vulnerável, que mesmo com o passar dos anos, o preconceito permanece. Por isso que sempre realizamos ações dessa natureza para que os serviços ofertados pela rede pública de saúde cheguem até elas. Isso é uma gestão humanizada”, disse a secretária- adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.  com os projetos Consultório de Rua e o Projeto Amor, para conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

Leia Também:  Prefeito lamenta a morte de servidor da Educação, Sinval Nepomuceno da Silva

“Somos esquecidas em razão da forma do nosso trabalho e ainda mais, sofremos muito com a discriminação. Então quando a gente recebe eventos com uma grande oferta de serviços, a gente aproveita. Eu mesma, sempre que a equipe vem, eu consulto com o psicólogo. É muito gratificante e recompensador”, afirmou a profissional do sexo, Dayane.

“Estamos muito satisfeitas com todo esse cuidado da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Direitos Humanos. Aproximar os serviços, principalmente os de saúde é fundamental, uma vez que, a maioria dessas profissionais não têm tempo para se deslocar a uma unidade de atendimento. Sem falar do preconceito, que ainda prevalece entre a sociedade. As meninas pertencem a um grupo extremamente marginalizado e discriminado pela população. A nossa eterna gratidão”, declarou a ex-profissional do sexo e colaboradora do projeto Incluiabá, Xica da Silva.

Além do atendimento em saúde, a equipe da Assistência Social esteve no local para o cadastramento dessas profissionais para recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal.

A Câmara de Vereadores por meio da Sala da Mulher, também se fez presente com a entrega de cestas básicas. “Ações pontuais como essa devem ser mantidas. A Câmara Municipal de Cuiabá é e sempre será parceira da Prefeitura e de projetos como esse. Mesmo em meio a tantas dificuldades, medos, procurem seus direitos. A Câmara de Cuiabá está de portas abertas”, ressaltou a secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório. 

Leia Também:  Nota de pesar | Olinda Bonturi Bolsonaro

“Há cada edição conseguimos mais parceiros para que essas pessoas marginalizadas pela sociedade tenham acesso a dignidade com mais qualidade de vida e a saúde em dia”, destacou a secretária-adjunta.

O respeito a todos e todas é uma marca da Gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, que inclusive, vem empoderando esse grupo social dentro do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá com o projeto Incluiabá, finalizou.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Publicados

em

Por

Nota à Imprensa 

– A Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer que o governador do Estado de Mato Grosso atua de maneira irresponsável ao propagar inverdades que servem a finalidade eleitoreira. 

– A gestão atua em observância à legislação e cumpre ritos e prazos devidamente constituídos, tendo como premissa o bem-estar coletivo, verdadeiro sentido de uma administração pública.  

– A tentativa de macular a gestão e induzir a população ao erro, somente evidenciam o desrespeito aos mais de 600 mil cidadãos que aqui residem, trabalham e são personagens fundamentais na construção de um Estado cada vez melhor. 

– Diferentemente do que foi propagado, a Prefeitura enfatiza que as certidões exigidas pelo sistema SIGCom-MT para celebração de convênios entre o Estado e Municípios estão todas dentro do prazo de validade. 

– Destaca que dentro do próprio sistema é possível constatar a validade de todos esses documentos. 

– O que existe atualmente é um impeditivo à habilitação plena por pendências na prestação de contas em convênios firmados em 2012 e 2015, esse último ano em que o atual governador do Estado ocupava o cargo de prefeito de Cuiabá. 

Leia Também:  Prefeito autoriza criação de comitê gestor para implantação do Siafic

– Importante ressaltar que o vice-prefeito José Roberto Stopa entregou todos os projetos, atendendo também dessa forma os requisitos que são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA