CUIABÁ
A União Faz a Vida: Ações serão retomadas em unidades da rede pública municipal de Cuiabá
CUIABÁ
Unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá retomam a partir deste mês as ações do ‘Programa A União Faz a Vida’. Executado por meio de uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Cuiabá, representada pela Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Verde do Mato Grosso – Sicredi Ouro Verde, o Programa é a principal iniciativa de educação da instituição e, tem como objetivo, construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Esta semana, a assessora pedagógica do A União Faz a Vida, Cléria Paula França está em Cuiabá visitando as cinco unidades que já desenvolvem o Programa, para alinhamento e mapeamento das necessidades. “Neste momento estaremos levantando os pontos fortes, as necessidades e os desafios de cada escola, em relação as ações realizadas em 2021 e, a partir daí, vamos definir as estratégias para 2022”, explicou a assessora pedagógica.
De acordo com Cléria Paula Franco, A União Faz a Vida (PUFV) é um programa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como principal objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa e de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins contou que o Programa é executado na rede pública municipal de Educação há nove anos, por meio de adesão das unidades educacionais. “Desde a sua implantação, o Programa vem sendo aprimorado, através das formações dos profissionais envolvidos e assessorias pedagógicas. Orientando e acompanhando os trabalhos nas unidades educacionais tivemos oportunidade de presenciar como as ações desenvolvidas por meio do A União Faz a Vida fizeram a diferença na vida das nossas crianças/estudantes”, disse ela.
Em 2021, o Programa foi executado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas, Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Santa Cecília e Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, com 2.171 crianças/estudantes e o envolvimento de 92 educadores, da Educação Infantil até o 6º Ano. Além da formação dos profissionais, o programa possui material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.
Este ano, a expectativa é de que além das cinco unidades que já participaram, 11 unidades educacionais passem a integrar a parceria.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


