CUIABÁ

Sinop

Prefeitura de Sinop já imunizou mais de 8,2 mil animais contra a raiva

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio do Centro de Combate às Endemias (CCE), vinculado à Secretaria de Saúde, realiza campanhas itinerantes de vacinação antirrábica e, somente neste ano, já atingiu a marca de 8.270 animais imunizados contra a raiva em todo o município.

Dos mais de 8,2 mil animais imunizados, foram 6.158 cães e 2.112 gatos. A vacinação é considerada a principal forma de prevenção da doença, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados

A mais recente ação da campanha foi realizada, no último sábado (6), na Gleba Mercedes – Campos Novos. Durante o mutirão, as equipes do CCE vacinaram 569 animais, sendo 432 cães e 137 gatos.

Para o coordenador do CCE, Alef Souza, o resultado demonstra o comprometimento da população com a saúde dos animais e a prevenção da doença. “Cada animal vacinado representa mais proteção para toda a comunidade. A raiva é uma doença grave, mas que pode ser evitada com a imunização. Ficamos satisfeitos com a adesão dos moradores da Gleba Mercedes – Campos Novos e reforçamos que a vacinação continua sendo ofertada para garantir a cobertura vacinal dos cães e gatos em todo o município”, afirmou.

Leia Também:  Com o Agro Show Solidário, modelo de cidadania, termina nesta sexta o Show Safra MT

Além das ações em comunidades rurais e bairros da cidade, a Prefeitura mantém estratégias itinerantes para ampliar o acesso da população ao imunizante, levando as equipes diretamente às residências e a pontos estratégicos do município. A vacina é gratuita, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser aplicada em cães e gatos a partir dos 90 dias de idade.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter os animais vacinados anualmente, contribuindo para o controle da raiva animal e para a preservação da saúde coletiva. Sinop está livre da doença há mais de uma década, resultado de uma vacinação eficiente aos animais domésticos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Sinop: ação do Outubro Rosa registra 1.484 atendimentos durante horário estendido nas UBS’s

Publicados

em

A ação de horário estendido promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, na quinta-feira (29), em alusão à campanha Outubro Rosa, contabilizou 1.484 atendimentos e procedimentos. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente das mulheres que encontram dificuldades para comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante o horário convencional de funcionamento.

Entre os procedimentos realizados, os testes rápidos tiveram o maior número de registros, totalizando 824. Os exames contemplaram a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento em saúde. No levantamento por unidade, a UBS Boa Esperança registrou o maior número de atendimentos e procedimentos, com 148 registros. Em seguida, aparece a UBS Maria Vindilina I, com 140.

Durante a mobilização, foram disponibilizados serviços como consultas de enfermagem para avaliação e solicitação de mamografia, conforme os critérios de rastreamento e a indicação profissional, coleta do exame preventivo do colo do útero, orientações sobre saúde da mulher, vacinação, acompanhamento relacionado ao Bolsa Família e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Leia Também:  Ex-BBB Maxiane se emociona ao celebrar 4 anos do filho Joaquim: 'Me fez mais forte'

O enfermeiro-chefe da UBS Marilene Freitas Cervantes (UBS Violetas), Tiago Cruz de Souza, explica que a iniciativa foi planejada para atender pessoas que, por diferentes motivos, não conseguem procurar as unidades durante o período diurno. “É uma iniciativa da Prefeitura, pensando naquela faixa da população que não consegue chegar à nossa UBS durante o horário diurno, seja por cuidar dos filhos, seja por trabalhar, estudar ou por alguma situação. Aí a pessoa tem a preferência do horário noturno e a gente tem disponibilizado”, destacou.

Tiago também ressaltou que, além dos serviços direcionados à saúde da mulher, a mobilização permitiu ampliar a oferta de atendimentos em outras áreas. “A gente aproveita a oportunidade da vinda da mulher até a nossa UBS para ofertar também outros serviços, como, por exemplo, o preventivo, a realização de testes rápidos. Também estamos fazendo o acompanhamento do Bolsa Família e ofertando o cuidado odontológico”, explicou.

Segundo o enfermeiro, quando identificada a necessidade de acompanhamento médico ou de outros cuidados em saúde, a equipe também realiza os encaminhamentos e agendamentos necessários.

Leia Também:  Prefeitura divulga gabarito das provas objetivas do seletivo da educação; confira

A ação foi realizada por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. Para receber atendimento, as mulheres precisavam apresentar documento de identificação com foto e CPF. A mobilização integrou a programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria de Saúde, reforça a importância de manter os exames preventivos em dia e procurar regularmente os serviços da rede municipal de saúde.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA