CUIABÁ

Rondonópolis

TAC da fiscalização eletrônica começa a valer a partir de 23 de fevereiro

Publicados

Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), informa que começa a cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) quanto à necessidade de implantação da fiscalização eletrônica no trânsito do município.

Com acordo assinado, o Município de Rondonópolis ficou obrigado a implementar diversas medidas para a efetiva redução dos acidentes de trânsito, incluindo a fiscalização eletrônica. Em Rondonópolis, o sistema contempla a instalação de equipamentos como radar fixo de registro de excesso de velocidade, avanço semafórico com radar de registro de excesso de velocidade, lombada eletrônica e de restrição de tráfego.

A adesão ao sistema é uma medida prevista no TAC para conter o alto índice de acidentes e de mortes no trânsito em Rondonópolis, os quais estão associados em grande parte à imprudência, a exemplo do avanço de sinal em semáforos e excesso de velocidade. Estudos comprovam que cidades que implantaram a fiscalização eletrônica conseguiram reduzir significativamente a violência no trânsito.

Leia Também:  MT rompe séculos de silenciamento literário e publica livro com sabedorias das mulheres ciganas

Os 10 primeiros pontos com fiscalização eletrônica na cidade entrarão em operação, com a aplicação de multa em caso de infração, a partir do próximo dia 23 de fevereiro. Todos os locais com esses equipamentos estarão devidamente sinalizados, indicando a presença da fiscalização eletrônica. A instalação dos equipamentos atende a critérios técnicos, contemplando pontos críticos no trânsito local.

Os demais pontos com fiscalização eletrônica entrarão em operação de forma gradativa na cidade, conforme forem instalados e passarem por aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Confira os primeiros locais com fiscalização eletrônica:

1 – Av. Daniel Clemente – Próx. Mercado Morumbi (Centro / Bairro) – Radar Fixo;

2 – Av. Daniel Clemente – Próx. Alpha Construtora – Jardim Morumbi (Bairro / Centro) – Radar Fixo;

3 – Av. Isnério Rodrigues de Oliveira, s/n – Próximo à Ponte Padre Franz Wilhelm Lax (Centro / Bairro) – Radar Fixo;

4 – Av. Otaviano Muniz – Equoterapia (Bairro / Centro) – Radar Fixo;

5 – Av. Dom Wunibaldo – Cruzamento com a Rua Dom Pedro II (Centro / Bairro) – Avanço Semafórico com Radar de Velocidade;

Leia Também:  Barranco propõe transformar todos os equipamentos públicos estaduais em pontos de apoio a mulheres vítimas de violência

6 – Av. Marechal Rondon – Cruzamento com a Rua Fernando Corrêa da Costa (Centro / Bairro) – Avanço Semafórico com Radar de Velocidade;

7 – Rua Fernando Corrêa da Costa – Cruzamento com a Av. Marechal Rondon – Centro – Avanço Semafórico com Radar de Velocidade;

8 – Rua Dom Pedro II, nº 523 (Centro) – Lombada eletrônica;

9 – Rua Dom Pedro II x Av. Dom Wunibaldo (Bairro / Centro) – Avanço Semafórico com Radar de Velocidade;

10 – Av. Presidente Médici, nº 3821 (Centro / Bairro) – Radar Fixo.

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Rondonópolis conquista Selo Ouro por avanço nacional em alfabetização

Publicados

em

Com um ano transcorrido da nova gestão, a Prefeitura de Rondonópolis subiu 33 posições no ranking estadual de alfabetização de crianças, alcançado um feito inédito na educação. O Município conquistou o Selo Ouro Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo desempenho obtido em 2025, em uma certificação do Ministério da Educação (Mec).

O Selo Criança Alfabetizada é um reconhecimento concedido aos municípios que demonstram elevado nível de organização, implementação e resultados nas políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. Considera critérios como gestão pedagógica, formação continuada de professores, monitoramento da aprendizagem, entre outros.

Em 2025, primeiro ano da gestão Cláudio Ferreira, o município de Rondonópolis alcançou 135 pontos de um total de 150 possíveis (90% de aproveitamento) e a 22ª colocação no ranking estadual. Rondonópolis subiu, dessa forma, 33 posições no ranking estadual de aprendizagem do programa. Entre os quatro maiores municípios do Estado, ficou em primeiro lugar na certificação.

O secretário municipal de Educação, Carlos Junior, destaca que essa conquista evidencia que a educação em Rondonópolis está muito bem. “Esse selo representa mais um avanço na educação municipal. Estamos avançando em infraestrutura, em materiais e agora também em práticas pedagógicas, com avanço de nível das crianças em Matemática, em Português e agora em alfabetização”, analisou.

Leia Também:  Netflix aposta em romance fantástico coreano com ‘De Repente Humana’

Carlos Junior atribui a obtenção do Selo Ouro à postura compromissada da gestão Cláudio Ferreira com a educação, estando mais próxima do setor, participando do dia a dia da direção e coordenação escolar, fazendo investimentos em materiais estruturados que alunos e professores utilizam, entre outros. “Aquilo que plantamos no ano passado estamos começando a colher. Tenho certeza que vamos começar a colher este ano muitos outros resultados”, afirmou.

Secretário municipal de Educação, Carlos Junior, e o prefeito Cláudio Ferreira: conquista importante. Foto – Ednilson Aguiar

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA