CUIABÁ

Primavera do Leste

Saúde inicia aplicação da vacina Pneumo 20 nas unidades de Primavera do Leste

Publicados

Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (15) a aplicação da vacina Pneumo 20 (Pneumocócica 20-valente) nas unidades de saúde do município. O novo imunizante passa a substituir gradativamente a Pneumo 10, ampliando a proteção das crianças contra doenças causadas pela bactéria pneumococo.


Nesta primeira etapa, o município recebeu 260 doses da vacina, que já foram distribuídas entre todas as unidades de saúde e também para a Central de Imunização.


A coordenadora de Imunização, Danila Martins, explicou como será realizada a transição entre as vacinas.


“Atualmente estamos em um período de transição. As crianças que iniciarem o esquema vacinal aos dois meses já receberão a Pneumo 20. Já a dose dos quatro meses continua sendo realizada com a Pneumo 10, conforme orientação do Ministério da Saúde, e o reforço aos 12 meses será feito com a Pneumo 20. Essa medida seguirá até que o estoque da Pneumo 10 seja totalmente utilizado”, explicou.


Leia Também:  Secretaria de Saúde promove ação “Movimento pela Vida” para incentivar hábitos saudáveis e reforçar a doação de sangue

Danila destacou ainda que todas as unidades de saúde do município estão abastecidas para atender o público-alvo.


“A gente dividiu as doses para todas as unidades de saúde e, a partir de hoje, as crianças que estiverem na faixa etária recomendada já poderão receber a Pneumo 20. Qualquer unidade de saúde possui a vacina disponível, assim como a Central de Imunização”, afirmou.


A Pneumo 20 oferece proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças como pneumonia, meningite, sinusite, otite e infecções generalizadas, representando um importante avanço na proteção da saúde infantil.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação das crianças atualizada e procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização dentro dos prazos recomendados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Prefeitura reforça vacinação contra catapora para crianças de 4 a 6 anos em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça aos pais e responsáveis a importância de verificar a caderneta de vacinação das crianças de 4 a 6 anos para garantir a aplicação da segunda dose (D2) da vacina contra a varicela, doença popularmente conhecida como catapora.


A imunização está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município e é fundamental para ampliar a proteção das crianças contra a doença, além de contribuir para a redução do risco de desenvolvimento do herpes-zóster (cobreiro) na vida adulta.


De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, muitas crianças ficaram sem receber a segunda dose da vacina nos últimos anos devido à baixa disponibilidade do imunizante em âmbito nacional. Com a regularização do fornecimento, a recomendação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para conferir a situação vacinal dos filhos.


A vacina é indicada para crianças entre 4 e 6 anos e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Além de proteger contra a catapora, a imunização reduz as chances de formas graves da doença e suas possíveis complicações.

Leia Também:  Vira Saúde realiza mais de 1.200 atendimentos e reforça compromisso com a saúde da população de Primavera do Leste


A Secretaria Municipal de Saúde destaca que manter a caderneta vacinal atualizada é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde das crianças e evitar a circulação de doenças imunopreveníveis.


Os responsáveis podem procurar qualquer unidade de saúde do município, levando a caderneta de vacinação da criança para avaliação e atualização das doses necessárias.


Para facilitar o acesso da população às vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde também mantém o atendimento em horário estendido nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), beneficiando principalmente trabalhadores que não conseguem comparecer durante o horário comercial.


Os atendimentos acontecem das 17h às 22h, conforme cronograma:


  •  Segunda-feira: ESF 1
  •  Terça-feira: ESF 3, ESF 7, ESF 9, ESF 12 e ESF 15
  •  Quarta-feira: ESF 2, ESF 4, ESF 11, ESF 13, ESF 16 e ESF 17
  •  Quinta-feira: ESF 6, ESF 8, ESF 10 e ESF 14
  •  Sexta-feira: ESF 5


Além disso, a ESF 11 realiza atendimento estendido de segunda a sexta-feira.


Durante os atendimentos estão disponíveis vacinas para crianças, adultos, gestantes e idosos, além da vacina contra a gripe para os grupos prioritários.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua sendo uma das principais ferramentas de prevenção e proteção da saúde, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA