Diamantino
Rede Municipal de Ensino de Diamantino inicia ano letivo de 2024
Diamantino
A Rede Municipal de Ensino de Diamantino iniciou o ano letivo de 2024. Ao todo, são mais de 2.500 mil estudantes que retornam às salas de aula nesta quinta-feira (08.02). No total, são 13 unidades escolares, incluindo centros municipais de educação (CMEI’s) e Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI’s).
São cerca de 440 servidores públicos municipais, as escolas contam com uma estrutura composta por professores, coordenadores, diretores, nutricionistas, psicólogos, motoristas, agentes de apoio escolar, técnicos de administração educacional, manipuladores de alimentos, seguranças entre outros servidores que compõem o quadro de funcionários da secretaria de Educação.
Durante o período de férias a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu reformas e melhorias nas escolas para atender melhor os alunos do ensino infantil e fundamental. Foram iniciadas e realizadas limpezas, pintura, poda e diversos reparos,
Durante esta semana, servidores municipais da área da educação participaram da semana pedagógica que teve como objetivo pontuar temáticas que são trabalhadas no cotidiano da sala de aula para que na prática pedagógica o profissional consiga desenvolver o melhor trabalho.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES7 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA5 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo


