Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza ações de bloqueio e controle da dengue
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a ação de bloqueio e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada pelos agentes da vigilância ambiental, e nesta terça-feira (20.02) aconteceu no Bairro Bom Jesus, no Novo Diamantino.
Desde o começo de 2024 a ação já passou por diversos bairros na busca de eliminar e bloquear os casos de dengue no município. As equipes já passaram pelos bairros: Bento Porto, Deciolândia, Centro, São Benedito, Buriti, e Cohab Morumbi.
Para além da ação de bloqueio de casos de dengue, zika e chikungunya, a secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações cotidianas como as visitas domiciliares e também o mutirão de recolhimento de entulho das residências.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Diamantino, Lucas Rosa, reforça e alerta à população para os cuidados importantes principalmente neste período chuvoso.
“Pedimos e alertamos a população para colaborar conosco neste trabalho de inibir o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, realizando a limpeza dos seus quintais, verificando sempre recipientes que possa acumular água, todo esse cuidado faz grande diferença e contribui para eliminação e proliferação do mosquito.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES7 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA5 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial


