Diamantino
Diamantino inicia pesquisa para definir oferta de cursos técnicos gratuitos
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Diamantino, abriu nesta terça-feira (21.07) uma pesquisa para identificar o interesse da população na implantação dos cursos técnicos em Gastronomia e Guia de Turismo no município.
O objetivo é conhecer o perfil dos interessados e reunir informações que irão orientar a definição do formato de oferta dos cursos, considerando aspectos como turno das aulas, dias da semana, modalidade de ensino, além das principais dificuldades que os futuros estudantes poderão enfrentar para participar da formação.
Os interessados podem participar da pesquisa até o dia 29 de julho, respondendo ao questionário por meio do link disponibilizado. As informações coletadas serão fundamentais para que os cursos sejam estruturados de acordo com a realidade e as necessidades da população.
A iniciativa integra o Projeto “Diamantino Colonial” e tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e fortalecer o desenvolvimento do turismo no município, por meio da formação de profissionais capacitados para atuar em setores estratégicos da economia local.
O curso Técnico em Gastronomia é voltado à formação de profissionais para atuar no preparo de alimentos, gestão de cozinhas, boas práticas de manipulação e desenvolvimento de produtos gastronômicos. Já o curso Técnico em Guia de Turismo prepara os estudantes para atuar na condução de visitantes, interpretação do patrimônio histórico, cultural e natural, além do planejamento e acompanhamento de roteiros turísticos.
Diamantino
Campanha de doação de sangue em Diamantino arrecada 147 bolsas
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Biomed Laboratório de Análises Clínicas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso (MT Hemocentro) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Diamantino, realizou nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro uma campanha de doação de sangue que resultou na coleta de 147 bolsas.
A ação teve como objetivo incentivar a doação voluntária, ampliar a participação da população e contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue utilizados no atendimento de pacientes que necessitam de transfusões e outros procedimentos de saúde.
A coordenadora da Atenção Especializada, Adelita Aguiar, explicou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde durante a campanha.
“A Secretaria de Saúde foi parceira durante toda a ação. Nossa equipe de profissionais atuou no suporte aos atendimentos e também contribuímos com equipamentos necessários para a realização da campanha.”
A representante da Biomed, Eduarda Correia, destacou a mobilização e agradeceu a participação dos envolvidos na campanha.
“Para nós, do Laboratório Biomed, essa campanha foi muito mais do que uma ação. Foi um exercício de solidariedade e união. Agradecemos a cada pessoa que participou, doou, divulgou e incentivou alguém a fazer parte dessa corrente, além dos nossos parceiros, UNEMAT, MT Hemocentro e Secretaria Municipal de Saúde, que abraçaram a proposta e trabalharam conosco para que ela acontecesse.”
Ela completou: “O resultado de 147 bolsas arrecadadas mostra a força dessa mobilização e o quanto a união entre comunidade e instituições pode fazer a diferença.”
A enfermeira Rosineide Silva, representante do MT Hemocentro, falou sobre a importância da campanha para os estoques de sangue.
“Precisamos de todos os tipos sanguíneos, mas o “O negativo” merece uma atenção especial porque os nossos estoques estão baixos. Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, é importante que as pessoas participem e incentivem também seus familiares a doar.”
Ela complementou: “Após a triagem clínica, a pessoa considerada apta realiza a doação. O sangue coletado é armazenado e transportado até o Hemocentro, onde passa por todos os processos e cuidados necessários até chegar ao paciente que vai recebê-lo.”
Entre os participantes, a estudante de Direito Beatriz Garcia Marinho, contou que doa sangue desde os 16 e compartilhou sua experiência com a doação.
“Eu acho muito importante porque é uma coisa rápida e prática, mas que pode ajudar muita gente. Minha irmã, quando nasceu, precisou de sangue e não tinha bolsa disponível no hospital. Na época, todo mundo teve que se mobilizar para doar. Então, para mim, isso tem um significado muito grande.”
A moradora, Meirielly Silva, realizou a doação pela primeira vez e contou que já tinha vontade de participar há algum tempo.
“Eu já vinha pensando em doar há alguns anos, mas sempre surgia alguma coisa que me impedia. Desta vez, decidi que queria participar e fiz o possível para estar aqui. Fico muito feliz de poder contribuir e também quero incentivar outras pessoas a virem doar.”
-
POLÍTICA MT14 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO13 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT7 horas atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
MATO GROSSO13 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
POLÍCIA10 horas atrásPolícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídios e tráfico em Diamantino
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Civil prende homem por furto de fios de cobre no bairro Santa Rosa
-
POLÍCIA11 horas atrásPolícia Militar recupera carro roubado e conduz cinco suspeitos em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIO13 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


