Diamantino
Defesa Civil Municipal e Censipam realizam mapeamento de áreas suscetíveis à inundação em Diamantino
Diamantino
A equipe da Defesa Civil Municipal, ligada à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania da Prefeitura de Diamantino, em parceria com equipes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligados ao Ministério da Defesa, realizaram entre os dias 25 a 27 de julho, o mapeamento e levantamento hidrometeorológico de áreas suscetíveis à inundação em Diamantino.
Conforme informou a coordenação da Defesa Civil Municipal juntamente com o Censipam, as equipes de monitoramento realizaram visitas aos bairros da Ponte, São Benedito, Buriti, Bento Porto I e II, Jardim Primavera e ao Centro Histórico de Diamantino usando o GNSS, aparelho de precisão e geolocalização centimétrica que auxilia o mapeamento via drone. Outros pontos da cidade foram acompanhados via satélite.
Thiago Marterole, analista de Ciência e Tecnologia do Censipam, destacou que a ação é preventiva e tem por objetivo diagnosticar quais e quantos bairros poderão ser atingidos pelo fenômeno da enchente.
“Nosso trabalho aqui é trazer mais efetividade para as futuras ações realizadas pela Defesa Civil, tanto estadual quanto municipal, para que eles tenham a possibilidade de manejar os moradores que estão em áreas de risco. O trabalho também possibilita que os munícipes sejam avisados antecipadamente sobre as cheias, nível da água e seu alcance dentro da área urbana. O foco é minimizar os danos”, comentou o representante.
O analista do Censipam ainda ressaltou que o trabalho está sendo realizado em conjunto com demais órgãos estaduais e federais. “Nós, juntamente com a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, definimos municípios prioritários no estado para levarmos essa ferramenta de mapeamento, Diamantino é uma dessas prioridades.”
A Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Ana Cristina Santos, relembrou a inundação que ocorreu no município no início de 2022 e destacou as medidas que vêm sendo tomadas para prevenção e proteção da população.
“Desde o mês de fevereiro do ano passado, após o desastre que ocorreu em nossa cidade, estamos em contato direto com a Defesa Civil de Mato Grosso, além de estarmos realizando continuamente o monitoramento do nível da água, das condições meteorológicas na região, além das capacitações de voluntários e orientações sobre acontecimentos climáticos adversos. Agora, com a Censipam estamos promovendo um estudo para reduzir o risco em futuros desastres”, explicou a representante.
A coordenadora ainda reforçou o pedido de apoio à comunidade diamantinense. “O órgão da Defesa Civil não trabalha sozinho, é preciso envolver os munícipes. A união de esforços resultará em ações positivas e benefícios para a população.”
O analista da Censipam, Thiago Marterole, também pediu a colaboração dos moradores da cidade à respeito da adesão às ações e orientações da Defesa Civil Municipal.
“É importante que a Defesa Civil Municipal tenha a possibilidade de se adiantar aos efeitos climáticos adversos em Diamantino. Desta forma, pedimos para a comunidade que escute as instruções oferecidas pelas equipes, para assim evitar maiores danos.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES6 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA5 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo


