Diamantino
Carreta oftalmológica realiza atendimentos e beneficia alunos da rede municipal e estadual em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), iniciou, no dia 12 de maio, os atendimentos da Carreta Sesc Saúde Visão. A iniciativa oferece consultas oftalmológicas gratuitas para estudantes das redes municipal e estadual de ensino, atendendo alunos a partir dos 5 anos de idade até o ensino médio.
Instalada nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Carmem Vieira Dias, a unidade móvel tem como objetivo promover gratuitamente o cuidado com a saúde ocular dos estudantes, contribuindo para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas visuais que podem impactar diretamente o desempenho escolar e a qualidade de vida.
Segundo a optometrista do Sesc, Juliana, as equipes já desenvolveram um trabalho de educação em saúde e triagem visual nas unidades escolares. Ao todo, 21 escolas já foram contempladas pela iniciativa. As visitas foram realizadas em todas as escolas municipais e estaduais da zona urbana e também em unidades da zona rural, garantindo que crianças e adolescentes de diferentes localidades tivessem acesso à avaliação da saúde ocular.
A ação contempla exames simples de visão para avaliar a capacidade visual dos alunos e identificar possíveis dificuldades, como alterações no foco, baixa acuidade visual e problemas no alinhamento dos olhos. Os estudantes que apresentaram necessidade de acompanhamento estão sendo encaminhados para exames oftalmológicos completos na unidade móvel.
Entre os procedimentos realizados estão a avaliação da acuidade visual, o teste dos músculos oculares (estrabismo), a biomicroscopia, a ceratometria, a tonometria e a refração, permitindo um diagnóstico preciso e o encaminhamento adequado para cada caso.
O prefeito Chico Mendes destacou a importância da parceria para ampliar o acesso à saúde ocular no município, ressaltando os benefícios que o atendimento proporciona aos estudantes da rede pública.
“Ver a Carreta Sesc Saúde Visão em funcionamento, atendendo cerca de 18 crianças por dia, demonstra o nosso compromisso em ampliar o acesso à saúde e garantir atendimento de qualidade para quem mais precisa.”
O gestor municipal também lembrou que a iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido por meio de outras unidades móveis de atendimento já recebidas pelo município.
“A Carreta Sesc Saúde Visão é a terceira unidade móvel a beneficiar nossa população. Já recebemos a Carreta da Mulher e a Carreta Odontológica, fortalecendo o acesso aos serviços de saúde e levando mais cuidado aos diamantinenses.”
O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Marco Antônio, destacou a importância da parceria para garantir o acesso dos estudantes aos atendimentos oftalmológicos e contribuir para o desenvolvimento educacional.
“Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem, o baixo rendimento escolar ou a falta de atenção estão relacionados a problemas de visão que ainda não foram identificados. Com essa iniciativa, esperamos proporcionar mais qualidade de vida aos alunos e contribuir diretamente para o seu desempenho em sala de aula.”
Diamantino
Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de urgência e emergência passam a funcionar dentro do fluxo hospitalar do Hospital Municipal São João Batista, localizado na Avenida Municipal Dr. Marzavão de Siqueira, no Centro. A mudança amplia a estrutura destinada ao atendimento dos pacientes e proporciona mais agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados à população.
Com a alteração, os pacientes que procurarem atendimento de urgência e emergência deverão acessar a recepção principal do Hospital Municipal, onde serão realizados o acolhimento, a classificação de risco e o atendimento médico.
O prefeito Chico Mendes ressaltou que a mudança consolida a integração da urgência e emergência ao Hospital Municipal e adequa o serviço ao modelo hospitalar.
“Quando assumimos a gestão, a urgência e emergência funcionavam em uma estrutura separada do hospital, o que, nos casos que exigiam exames de imagem ou internação, gerava deslocamentos que poderiam ser evitados e comprometiam a agilidade no atendimento aos pacientes.”
O prefeito acrescentou: “Ao longo desse período, trabalhamos para integrar o serviço à estrutura hospitalar e adequar os atendimentos ao modelo adotado nos hospitais. Agora concluímos esse processo, garantindo que a urgência e emergência funcione efetivamente dentro do Hospital Municipal, o que proporciona mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento à população.”
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, a área localizada na lateral do Hospital Municipal, onde anteriormente funcionava o atendimento de urgência e emergência, deixará de receber a demanda espontânea de pacientes.
“A entrada principal passa a ser destinada aos pacientes que procuram atendimento e que podem passar normalmente pelo acolhimento, classificação de risco e avaliação médica.”
Ainda segundo a secretária, o local continuará realizando exames de tomografia e raio-X, além de concentrar atendimentos ambulatoriais de pediatria e ortopedia, encaminhados pela Central de Regulação. A estrutura também passará a abrigar parte dos serviços administrativos da unidade.
-
POLÍCIA5 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã
-
CURIOSIDADES5 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA16 horas atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido com tráfico em Lucas do Rio Verde
-
ESPORTES4 dias atrásWesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso


