CUIABÁ

Cidades

Conselho da Pessoa com Deficiência empossa Mesa Diretora presidida por jornalista autista

Publicados

Cidades

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) elegeu e empossou, nesta sexta-feira (23), a nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do colegiado no biênio 2025/2027. A solenidade contou com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil, além de conselheiros e secretários municipais.

A chapa “Conselho Inclusivo” foi eleita por unanimidade em votação conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral, Roselene Garcia de Souza. A nova diretoria é composta pelo jornalista Ulisses Lalio Pereira Barros, que é pessoa autista, como presidente; Josélia Maria Paz de Almeida Tibaldi, vice-presidente; Leonardo Guimarães Zara, 1º secretário; e Juarez de Almeida Albues, 2º secretário.

Também participaram da cerimônia o presidente da Associação dos Cegos de Mato Grosso (AMC), Luciano Marcelo de Campos, o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, da 34ª Promotoria do Ministério Público, bem como, os secretários municipais Hélida Vilela, titular da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, e Andrico Xavier, secretário adjunto de Inclusão, ambos membros do Conselho.

Leia Também:  Atleta de Sinop é convocado para Seleção Brasileira de Futsal nos jogos Pan-Americano Universitário

Em seu discurso de posse, o presidente eleito Ulisses Lalio destacou o caráter histórico e coletivo do CMDPD, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido por ex-conselheiros e ex-conselheiras ao longo dos anos. “Este Conselho não começa hoje. Ele continua hoje, mais forte, mais diverso e mais consciente do seu papel estratégico na cidade de Cuiabá”, afirmou.

Ulisses enfatizou o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação e gestão das políticas públicas. Segundo ele, a inclusão verdadeira acontece quando essas pessoas ocupam os espaços de decisão. “Pessoas com deficiência não são apenas destinatárias de políticas públicas. São protagonistas, formuladoras e lideranças”, pontuou.

Durante seu discurso, o presidente também destacou avanços recentes na política municipal de inclusão, como a ampliação da equipe técnica da área, que passou de três para vinte profissionais em 2025, fortalecendo o atendimento à população. Ele reconheceu ainda a atuação de gestores com deficiência na administração municipal, ressaltando que a diversidade contribui para políticas públicas mais eficazes, empáticas e conectadas com a realidade.

Entre os compromissos da nova gestão, Ulisses elencou o fortalecimento do CMDPD como espaço de escuta ativa, a qualificação do debate técnico, a ampliação da articulação intersetorial e a defesa da acessibilidade como política transversal. “A inclusão não se constrói com improviso. Ela exige planejamento, dados, orçamento e, sobretudo, humanidade”, concluiu.

Leia Também:  Governador destaca evolução de MT e agradece parceria do Legislativo no crescimento do Estado

A nova Mesa Diretora assume com a missão de ampliar o protagonismo do Conselho e contribuir para a construção de uma Cuiabá mais acessível, justa e inclusiva para todas as pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Patrimônio Cultural de Diamantino, Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne mais de 4 mil fiéis

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoiou a realização da 14ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, promovida pela Paróquia Imaculada Conceição, na segunda-feira (12 de outubro). A celebração reuniu mais de 4 mil pessoas e integra as manifestações religiosas e culturais do município.

A romaria reúne anualmente fiéis que participam da celebração para expressar sua fé, agradecer por graças alcançadas e manter uma tradição transmitida entre gerações. O evento também representa um momento de encontro entre moradores e visitantes, que participam das atividades em homenagem à Padroeira do Brasil.

Em maio de 2026, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Diamantino, por meio da Lei Municipal nº 1.755/2026. O reconhecimento considera a importância da manifestação religiosa para a preservação da história, dos costumes e da identidade cultural da população diamantinense.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Anna Capistrano, ressaltou a importância do apoio às manifestações culturais e tradicionais do município. 

“A cultura de um município também está presente nas suas tradições religiosas, que carregam histórias e costumes de várias gerações. A Romaria de Nossa Senhora Aparecida é um exemplo disso. Para a Secretaria de Cultura e Turismo, apoiar essas manifestações significa contribuir para que elas continuem acontecendo e sejam transmitidas às próximas gerações.”

Leia Também:  Simininas e alunos da rede municipal participam de atividade cultural no Cine Teatro Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA