CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

ExpoFrísia 2025: inovação e tradição no coração do agro brasileiro

Publicados

AGRONEGÓCIO

Entre os dias 24 e 26 de abril próximos, a cidade de Carambeí (140km da capital, Curitiba), no Paraná, será palco da 18ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras voltadas à pecuária leiteira do Brasil. Realizada pela Cooperativa Frísia, a feira acontece no ano do centenário da cooperativa, a mais antiga do Paraná e segunda do país, destacando sua trajetória de inovação e desenvolvimento no agronegócio. ​

A ExpoFrísia 2025 contará com a Arena Digital Agro, espaço dedicado às mais recentes inovações tecnológicas para o campo. Com apoio técnico da Fundação ABC, a Arena apresentará soluções em agricultura digital, pecuária de precisão e práticas sustentáveis, incluindo o uso de dejetos como fertilizantes orgânicos, aplicação de energias renováveis e rastreabilidade na cadeia de produção.

A feira oferecerá uma programação técnica abrangente, com palestras e fóruns abordando temas como gestão de propriedades, mercado de commodities, monitoramento de fazendas e sucessão familiar. Além disso, haverá exposições e julgamentos de bovinos da raça holandesa, atividades do Clube de Bezerras para incentivar o manejo entre os jovens e a Copa dos Apresentadores com participação de cooperativas parceiras. ​

Leia Também:  Deputados debatem reciprocidade ambiental e criticam medidas para conter inflação

Serviço

  • Data: 24 a 26 de abril de 2025

  • Local: Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí

  • Endereço: Avenida dos Pioneiros, 4.050 – Carambeí (PR)

  • Entrada e Estacionamento: Gratuitos

  • Inscrições: www.expofrisia.com.br​​

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034

Publicados

em

Assessoria/Sedec

A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.

“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Leia Também:  Pensar Agro entrevista o presidente da Mútua, Francisco Almeida

Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.

Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso.  A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.

Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.

“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA