CUIABÁ

Primavera do Leste

Primavera do Leste faz estreia histórica no Campeonato Paralímpico Estadual em Cáceres

Publicados

Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, participa pela primeira vez do Campeonato Paralímpico Estadual, realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, no município de Cáceres. A competição reúne atletas de 11 cidades de Mato Grosso, entre elas Rondonópolis, Campo Verde, Sinop e Tangará da Serra.


No segundo dia de competição, os atletas de Primavera do Leste entraram em ação nas provas esportivas, após passarem pelas classificações funcionais realizadas na terça e quarta-feira. Nesta etapa, avaliadores identificam a deficiência física de cada atleta e classificam aspectos como mobilidade, força, amplitude de movimento e reflexos, garantindo que as disputas ocorram de forma justa e equilibrada.


A professora responsável pelo projeto de atletismo, Andressa Ueharo, destacou que a participação representa um marco para o município.


“Como responsável pelo projeto, o sentimento é de realização. A participação no Campeonato Estadual vai além das medalhas, sendo uma oportunidade de inclusão social, melhoria da qualidade de vida e visibilidade para os talentos PCDs de Primavera do Leste, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes para uma trajetória promissora.”

Leia Também:  Prefeitura de Primavera do Leste publica edital de concurso público com vagas para diversas áreas


Entre os representantes do município está o atleta Diogo Rodrigues, que disputa as provas de arremesso de peso e salto em distância. Para ele, vestir a camisa de Primavera do Leste é motivo de orgulho.


“É uma sensação muito boa, porque quem sempre está me ajudando e me treinando é a professora Andressa e a professora Luana. Espero ainda chegar ao Campeonato Brasileiro. Representar a nossa cidade é uma sensação muito boa, mas também uma responsabilidade.”


Diogo também deixou uma mensagem de incentivo para outras pessoas com deficiência que desejam ingressar no esporte.


“No começo eu também tinha medo, achava que não ia dar conta de competir. Mas foi através dos treinos e do incentivo das professoras que fui ganhando confiança. Hoje eu digo para quem tem esse sonho: siga em frente e nunca desista.”


A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Laira Palu, ressaltou que a participação dos atletas vai além dos resultados esportivos.

Leia Também:  Primavera do Leste participa pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos de Mato Grosso


“A participação dos atletas tem como objetivo incentivá-los a competir consigo mesmos, buscando superar seus próprios limites e mostrando que são capazes de conquistar grandes resultados. As políticas públicas também têm esse papel de fortalecer o sentimento de igualdade, inclusão e participação das pessoas com deficiência na sociedade.”


A participação inédita de Primavera do Leste no Campeonato Paralímpico Estadual reforça o compromisso da Administração Municipal com o esporte inclusivo, ampliando oportunidades e promovendo qualidade de vida, cidadania e valorização dos atletas do município.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste participa da Caminhada do Agosto Lilás e reforça rede de proteção às mulheres

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou da segunda edição da Caminhada Pela Vida, realizada nesta quinta-feira (07), em alusão à campanha Agosto Lilás. A mobilização, promovida pela Câmara Municipal, reuniu autoridades, instituições e representantes da sociedade para conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e celebrar os 20 anos da Lei Maria da Penha.


Representando o Executivo Municipal, participaram a secretária de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto, a secretária de Educação, Kelly Joana, e a vice-prefeita Iva Viana, além de servidores de diversas secretarias municipais.


Para garantir a segurança dos participantes, a caminhada contou com o apoio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Myriam Cardozo, destacou que a ação busca levar informação e conscientização para toda a comunidade.


“Hoje nós estamos aqui na Avenida Porto Alegre, na segunda Caminhada Pela Vida. Esse é um evento da rede de enfrentamento junto com a Câmara Municipal e a Procuradoria da Mulher, e tem o objetivo de levar a conscientização para todo o comércio de Primavera do Leste sobre a importância da preservação da vida. Amanhã a Lei Maria da Penha completa 20 anos de sua promulgação e nós estamos aqui para relembrar que a violência ainda é real na nossa sociedade. Agradecemos a todas as instituições que compõem a rede de enfrentamento e que se fazem presentes neste evento.”

Leia Também:  Sesp amplia operações de segurança no trânsito em Cuiabá e Várzea Grande


Durante a caminhada, foram reforçadas informações sobre a rede de apoio existente no município, que oferece atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência.


A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAS), Poliana Matos, ressaltou que nenhuma mulher precisa enfrentar essa situação sozinha.


“Estamos aqui hoje para realizar a caminhada do Agosto Lilás, levando à população a conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres. Essa campanha busca informar e sensibilizar cada vez mais pessoas. Se você é mulher e sofre algum tipo de violência, saiba que você tem ajuda. Em Primavera do Leste existe uma rede de enfrentamento preparada para auxiliar mulheres que passam por situações de violência física, psicológica, financeira ou qualquer outra. Quando protegemos uma mulher da violência doméstica, protegemos também sua história, sua saúde e seu futuro.”


A participação da Prefeitura reforça o compromisso da Administração Municipal em fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, promovendo ações de conscientização, prevenção e acolhimento, além de incentivar a denúncia e o acesso aos serviços da rede de enfrentamento à violência.

Leia Também:  Servidora da Câmara é eleita para o Conselho Previdenciário do Cuiabá Prev

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA