Sinop
Prefeitura de Sinop divulga programação de vacinação itinerante para agosto; Dia D mobiliza todas as salas de vacina
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – Setor de Imunização, divulgou o cronograma da vacinação itinerante para o mês de agosto. As ações serão realizadas em diferentes regiões da cidade, sempre aos finais de semana, com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas, facilitar a atualização da caderneta de vacinação e fortalecer a cobertura vacinal no município.
A programação terá início no dia 8 de agosto (sábado), com atendimento no Supermercado Machado Supercenter (Bairro São Cristóvão). No dia 15 de agosto (sábado), a equipe estará no Supermercado Machado Econômico (Jd. dos Ipês). Já no dia 22 de agosto (sábado), será realizado o Dia D de Mobilização pela Vacinação, com atendimento em todas as salas de vacina do município (UBS’s e CIA’s). Na mesma data, a vacinação itinerante também estará presente no Shopping Sinop, onde a ação continua no domingo, dia 23, ampliando o acesso da população em horário diferenciado. Encerrando a programação do mês, no dia 29 de agosto (sábado), a vacinação será realizada no Residencial Nico Baracat (conjunto habitacional).
Em todos os pontos estarão disponíveis os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.
A vacina contra a influenza também continuará disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, reforçando a proteção contra os vírus da gripe e contribuindo para reduzir casos de doenças respiratórias, especialmente neste período do ano.
O coordenador de Imunização de Sinop, João Breganó, destaca que a vacinação itinerante tem sido uma importante estratégia para aproximar os serviços de saúde da população. “Nosso objetivo é levar a vacinação para mais perto das pessoas, principalmente daquelas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante a semana. Além disso, o Dia D será uma oportunidade para que toda a população confira a caderneta de vacinação e atualize as doses necessárias. Manter a imunização em dia é um ato de proteção individual e coletiva”, afirmou ele.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores levem documento oficial com foto, Cartão SUS e a caderneta de vacinação para agilizar o atendimento e possibilitar a atualização do esquema vacinal.
A estratégia da vacinação itinerante tem contribuído diretamente para o avanço da cobertura vacinal em Sinop. Dados do Ministério da Saúde demonstram que o município já alcançou cobertura superior a 100% para as vacinas BCG, Hepatite B, Pneumocócica Conjugada e Meningocócica C. Outros importantes imunizantes, como Febre Amarela, Poliomielite Inativada (VIP), Pentavalente, Rotavírus, Hepatite A e DTP, apresentam cobertura superior a 90%, refletindo o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças e a proteção da população.
Programação da vacinação itinerante – Agosto de 2026
• 08 de agosto (sábado) – Machado Supercenter
• 15 de agosto (sábado) – Machado Vitória Régia
• 22 de agosto (sábado) – Dia D de Vacinação em todas as salas de vacina do município
• 22 e 23 de agosto (sábado e domingo) – Shopping Sinop
• 29 de agosto (sábado) – Residencial Nico Baracat
Sinop
Exposição Redes de Memória valoriza artesanato tradicional de Mato Grosso no Shopping Sinop
A tradição, a identidade cultural e o trabalho artesanal de mulheres mato-grossenses estão em destaque no Shopping Sinop, com a exposição “Redes de Memória: Redeiras de Limpo Grande”. A mostra, realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, apresenta ao público a arte da tecelagem manual desenvolvida por mais de 50 mulheres da comunidade de Limpo Grande, em Várzea Grande, e segue aberta à visitação até este sábado (7). A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Shopping Sinop, e busca valorizar, divulgar e aproximar a população de uma das expressões mais tradicionais do artesanato mato-grossense.
A principal referência do trabalho é a produção das tradicionais redes cuiabanas, confeccionadas por meio de uma técnica centenária, transmitida entre gerações, de mãe para filha. Além das redes, os visitantes podem conhecer outras peças artesanais produzidas pelas associadas, todas confeccionadas manualmente.
A presidente da Associação das Redeiras de Limpo Grande (TECE ARTE), Jilaine Maria, destaca que a exposição representa uma oportunidade de apresentar a cultura de Várzea Grande a outros municípios do estado e valorizar o trabalho das mulheres que mantêm viva essa tradição.
“Para a gente é uma honra poder trazer um pouco da nossa cultura varzagrandense. A nossa cultura é única, só existe aqui no estado de Mato Grosso. Eu represento, na verdade, mais de 50 mulheres que fazem parte da nossa associação. A rede é o principal produto. Ela é uma técnica centenária, herdada dos povos originários, e a gente vem perpetuando de mãe para filha, por gerações”, explicou.
Jilaine também ressaltou a importância de levar a produção artesanal para além da comunidade de origem, permitindo que mais pessoas conheçam a história e a identidade cultural presentes em cada peça. Segundo ela, a associação participa de feiras em diferentes regiões do Brasil e considera importante promover essa aproximação também dentro de Mato Grosso.
A diretora de Cultura de Sinop, Cleusa Ost, destaca que iniciativas como essa contribuem para fortalecer as políticas públicas de valorização cultural, além de ampliar o acesso da população às diferentes manifestações artísticas presentes no estado. “É uma parceria entre a Prefeitura Municipal e as mulheres artesãs da cidade de Várzea Grande, 53 mulheres. A gente percebe a importância de ter essas políticas públicas para fomentar e mostrar o quanto a arte é importante dentro da nossa cidade”, destacou.
A exposição também evidencia a importância da integração entre o poder público, a iniciativa privada e os grupos culturais, criando espaços para divulgação do artesanato, reconhecimento dos saberes tradicionais e valorização do trabalho das artesãs.
A população pode visitar a exposição “Redes de Memória: Redeiras de Limpo Grande” até este sábado (7), no Shopping Sinop. A entrada é uma oportunidade de conhecer de perto a tradição da tecelagem mato-grossense e prestigiar o trabalho das mulheres que mantêm esse patrimônio cultural vivo.
-
CURIOSIDADES7 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA7 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
ECONOMIA7 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai
-
CURIOSIDADES5 dias atrásOs intercâmbios culturais entre a China e a Alemanha florescem
-
ESPORTES2 dias atrásRádio Nacional transmite Botafogo X Atlético-MG pelo Brasileirão
-
CURIOSIDADES6 dias atrásHolafly for Business revela diferenças de velocidade dos Wi-Fi dos aeroportos
-
ECONOMIA3 dias atrás99Food estreia em Florianópolis e amplia mercado de delivery


