CUIABÁ

INCLUSÃO DIGITAL

Projeto de Beto Dois A Um leva internet e energia solar às escolas ribeirinhas

Publicados

POLÍTICA MT

Reprodução

Escolas localizadas em comunidades ribeirinhas do Pantanal e do Vale do Araguaia poderão ganhar internet via satélite, energia solar e equipamentos tecnológicos para melhorar o ensino. É o que prevê o projeto de lei do número 1954/2025 do deputado estadual Beto Dois A Um (Podemos), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A proposta institui o Programa Estadual Educação Ribeirinha Conectada, que tem como objetivo levar mais estrutura às escolas que ficam em regiões de difícil acesso, onde muitas vezes a falta de energia elétrica e de conexão com a internet dificulta o aprendizado dos alunos e o trabalho dos professores.

Em fevereiro de 2026, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, avançando na tramitação.

Entre as ações previstas estão a instalação de internet via satélite, implantação de sistemas de energia solar, entrega de notebooks, tablets, projetores e outros equipamentos digitais, além da capacitação de professores para o uso das novas tecnologias em sala de aula. O texto também prevê manutenção periódica dos equipamentos e atualização tecnológica ao longo dos anos.

Leia Também:  Projeto aprovado na ALMT auxilia estudantes da rede pública na escolha profissional

O projeto, segundo o deputado Beto Dois A Um, busca diminuir as desigualdades enfrentadas por estudantes que vivem em comunidades isoladas.

“O Estado de Mato Grosso possui vastas regiões ribeirinhas onde o acesso à educação enfrenta desafios extremos relacionados à distância, à ausência de energia elétrica confiável e à falta de conectividade. A internet via satélite, aliada à energia solar, oferece uma solução realista para garantir mais oportunidades e acesso à educação de qualidade para esses estudantes”, destacou o parlamentar.

De acordo com a proposta, a implantação do programa será feita de forma gradual. No primeiro ano, o Governo do Estado deverá mapear as escolas ribeirinhas e iniciar um projeto-piloto. A expectativa é que, ao final de quatro anos, todas as escolas localizadas nessas regiões sejam contempladas.

Além de beneficiar diretamente alunos e professores, a iniciativa também pretende facilitar a comunicação entre as unidades escolares e a Secretaria de Estado de Educação, permitindo acesso a plataformas digitais, materiais pedagógicos e cursos de formação continuada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Podemos define chapas e alianças em Convenção Estadual na terça (4)

Publicados

em

Foto Rodrigo Prates

O Podemos de Mato Grosso realiza, na próxima terça-feira (4), sua Convenção Estadual, quando oficializará os candidatos que disputarão as eleições de 2026 e deliberará sobre as alianças partidárias para o pleito.

Presidido pelo deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa, desde março, o partido chega à convenção após ampliar sua representatividade no estado e com a expectativa de formar uma das chapas mais competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, também serão homologadas as candidaturas proporcionais, além da definição do posicionamento da legenda na disputa majoritária, conforme prevê o calendário eleitoral.

A convenção reunirá dirigentes, pré-candidatos, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e filiados de diversas regiões de Mato Grosso.

Serviço

Evento: Convenção Estadual do Podemos Mato Grosso

Data: Terça-feira, 4 de agosto.

Horário: Das 8h às 16h.

Local: Barracão localizado na Avenida Jurumirim, esquina com a Avenida das Torres, Cuiabá (MT).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Assembleia convoca secretário de saúde para cobrar nomeação de aprovados em concurso da SES
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA