CUIABÁ

Sinop

Relatório Situacional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

Sinop

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Arrascaeta comemora quatro meses do filho Milano com registros em família: ‘Amor

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop destaca impacto positivo da Rota da Copa no comércio local

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, tem impulsionado a movimentação econômica do município com a realização da “Rota da Copa – Sinop Torce Junto”. A iniciativa reúne bares, restaurantes e estabelecimentos parceiros que oferecem espaços de lazer e confraternização durante os jogos da Copa do Mundo. Além de ampliar as opções de entretenimento para moradores e visitantes, a ação tem refletido positivamente no comércio local, especialmente nos segmentos de alimentação, bebidas e serviços.

De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, 64% dos 101 empresários entrevistados estão realizando ou ainda pretendem promover ações especiais durante a Copa do Mundo, enquanto 61% esperam aumento nas vendas ao longo do período. Apenas 32% acreditam que o movimento permanecerá estável e 4% projetam queda nas vendas.

A pesquisa também ouviu 190 consumidores e revelou que 62% pretendem fazer compras durante a competição. Entre os produtos mais procurados estão bebidas e alimentos (41%), seguidos por outros itens (22%), vestuário (18%), acessórios (9%) e televisores (6%). Quanto ao valor das compras, a maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 100 e R$ 200.

Leia Também:  Defesa de Moretto resulta em avanços para pavimentação da MT-358 e MT-440

Bares e restaurantes

Na prática, o cenário já é percebido pelos empresários. O responsável pelo Jaca Bar e pela Hampi Pizzaria, Marcelo Duarte, afirma que o período da Copa representa um importante incremento para o setor de bares e restaurantes, principalmente quando os jogos da Seleção Brasileira acontecem durante a semana.

“Para os bares, é um período importante, pois as pessoas saem para assistir aos jogos e confraternizar. Aos finais de semana, acaba não gerando aumento de colaboradores, pois já há alta demanda, e os estabelecimentos trabalham com equipe completa e colaboradores extras. Mas, em datas como hoje, durante a semana, isso representa um aumento de 50% do faturamento dos restaurantes. E, com vitória da Seleção Brasileira, o pessoal acaba animando ainda mais e continuando no bar para comemoração”, destacou Duarte.

Segundo o empresário, para oferecer uma melhor experiência ao público, muitos estabelecimentos precisaram investir em estrutura. “Os bares precisaram investir, sim, não só com televisões, mas alguns também com telões, sistemas de áudio e músicos para animar antes do jogo, durante o intervalo e no pós-jogo. Estamos focando na qualidade do atendimento e no audiovisual para os clientes aproveitarem”, completou.

Leia Também:  Prefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração

A diretora de Turismo, Leidiane Viegas, destaca que a Rota da Copa foi criada justamente para fortalecer o comércio e transformar os jogos em uma oportunidade de movimentar a economia local. “A proposta da Rota da Copa vai além de oferecer locais para acompanhar os jogos. Queremos incentivar que moradores e visitantes aproveitem a cidade, conheçam os estabelecimentos participantes e movimentem a economia local. É uma ação que fortalece o turismo, gera oportunidades para os empresários e contribui para o desenvolvimento de diversos segmentos comerciais”, afirmou.

A Rota da Copa reúne estabelecimentos que transmitem os jogos da competição com estrutura diferenciada, oferecendo ambientes preparados para receber o público durante as partidas. A iniciativa segue até o encerramento da Copa do Mundo, no dia 19 de julho, fortalecendo o setor de serviços e consolidando Sinop como destino de lazer e entretenimento durante o período esportivo.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA