CUIABÁ

MATO GROSSO

Galeria de Artes Lava Pés recebe exposição em homenagem à Osvaldina dos Santos

Publicados

MATO GROSSO

A Galeria de Artes Lava Pés recebe uma exposição coletiva de artes visuais em homenagem à artista e professora Osvaldina dos Santos, falecida em 2010, e amplamente reconhecida pela significativa contribuição à cultura e às artes em Mato Grosso. A abertura será em 9 de abril, às 19h. O período de visitação vai de 10 de abril a 14 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

A mostra reúne obras inéditas de 25 artistas convidados, que apresentam pinturas inspiradas no legado, na sensibilidade e na trajetória da homenageada. A exposição propõe um diálogo entre a produção contemporânea e a memória artística de Osvaldina. A iniciativa demonstra a importância dela como referência para novas gerações.

Com visitação gratuita durante quatro semanas, o projeto inclui uma programação completa que contempla vernissage de abertura, mediação cultural, produção de catálogo e ações educativas voltadas ao público. A exposição serve não apenas para celebrar a vida e a obra da artista, mas também para fomentar a produção artística contemporânea e fortalecer o circuito das artes visuais na capital mato-grossense.

Leia Também:  Camelôs protestam contra programa da prefeitura no Rio

A artista

Osvaldina dos Santos teve uma trajetória marcante nas artes visuais. Entre 1950 e 1977, residiu em Corumbá (MS), onde concluiu o curso de magistério. Já em Cuiabá, iniciou a produção artística em 1978, ao frequentar o Ateliê da Fundação Cultural, espaço onde também atuaria como orientadora na década de 1980, contribuindo diretamente para a formação de novos artistas.

Ela participou de importantes eventos, como o Jovem Arte Mato-Grossense (1982, 1984, 1990, 1997 e 1999), sendo premiada nas duas primeiras participações. A trajetória da artista inclui ainda presença no VI Salão Nacional de Artes Plásticas (Funarte, Rio de Janeiro, 1983), no V Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, 1986) e na I Bienal de Maringá (Paraná, 1987). Em 1989, foi vencedora do concurso Concorrência Fiat, no Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, Osvaldina integrou exposições coletivas de destaque, como “Negra Sensibilidade” (1988), “Momentos da República na Arte Mato-grossense” (1989) e “Artistas do Século” (2000), realizadas no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP/UFMT). Também participou da mostra “Tradição e Arte Cuiabana – Imagens da religiosidade” (Palácio da Instrução, 2002).

Leia Também:  Deputado Coronel Assis detona veto de Lula ao PL da dosimetria: ‘Afirmação de vingança política’

A exposição individual da artista, “Lembranças”, foi realizada em 2007, no MACP/UFMT, consolidando sua relevância no cenário artístico regional.

Galeria Lava Pés

A Galeria de Artes Lava Pés é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizado no piso térreo na sede da Pasta Estadual. O espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas e videoinstalações, entre outros.

O local fica na avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com informações da assessoria da exposição

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sine-MT disponibiliza mais de 2,1 mil vagas de emprego nesta semana

Publicados

em

Foto João Reis/SETASC-MT

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) disponibiliza 2.122 vagas de trabalho nesta semana em Mato Grosso. As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação, com vagas para motorista entregador, assistente de vendas, controlador de pragas, técnico agropecuário, auxiliar administrativo, técnico em segurança do trabalho e analista de planejamento de manutenção.

Em Cuiabá e Várzea Grande estão sendo ofertadas 229 vagas para o público em geral. Dentre elas, destacam-se 80 vagas para auxiliar de linha de produção, 20 vagas para promotor de vendas, 10 vagas para auxiliar de limpeza, nove vagas para operador de empilhadeira, oito vagas para instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados, oito vagas para motorista entregador, cinco vagas para ajudante de motorista, quatro vagas para vendedor interno, três vagas para técnico de controle de qualidade e três vagas para atendente balconista.

Também há outras oportunidades, como: três vagas para estoquista, duas vagas para assistente de vendas, duas vagas para repositor de secretaria, duas vagas para mecânico de empilhadeira, uma vaga para borracheiro, uma vaga para técnico de edificações, uma vaga para controlador de pragas, uma vaga para agente de pátio, agente de recrutamento e seleção, uma vaga para gesseiro e uma vaga para técnico agropecuário.

Para pessoas com deficiência (PCD), os municípios de Cuiabá e Várzea Grande concentram 174 vagas, dentre elas: 78 vagas para auxiliar de linha de produção, 15 vagas para auxiliar administrativo, 13 vagas para auxiliar de estoque, cinco vagas para operador de caixa, cinco vagas para auxiliar de expedição, quatro vagas para servente de obras, quatro vagas para armador de ferros, quatro vagas para auxiliar de limpeza, três vagas para balconista, duas vagas para promotor de vendas, duas vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, uma vaga para técnico em segurança do trabalho, uma vaga para administrador de compras e uma vaga para auxiliar de manutenção predial.

Leia Também:  Policiais militares do Bope salvam bebê de 17 dias de vida de engasgamento

No município de Sinop, estão disponíveis 276 oportunidades, como: 25 vagas para auxiliar de linha de produção, 22 vagas para auxiliar de limpeza, 15 vagas para auxiliar de estoque, 14 vagas para operador de caixa, 14 vagas para atendente do setor de hortifrutigranjeiros, 12 vagas para atendente de padaria, 10 vagas para atendente de lanchonete, nove vagas para consultor de vendas, cinco vagas para auxiliar de laboratório de análises físico-químicas, quatro vagas para montador de estruturas metálicas, quatro vagas para analista de logística, três vagas para auxiliar de mecânico de autos, duas vagas para operador de talha elétrica, uma vaga para mecânico de manutenção de máquinha industrial e uma vaga para analista de recursos humanos.

Já em Tangará da Serra são 102 oportunidades na semana, sendo 42 vagas para abatedor de aves, 10 vagas para ajustador de fôrmas (concreto), 10 vagas operador de caixa, cinco vagas para servente de obras, quatro vagas para açougueiro, três vagas para vaqueiro, três vagas para auxiliar de conservação de obras civis, três vagas para carpinteiro, uma vaga para auxiliar jurídico, uma vaga para técnico de enfermagem, uma vaga para motorista entregador, uma vaga para enfermeiro e uma vaga para inspedtor de vigilância.

Confresa é outro município em destaque, com 77 oportunidades na semana, entre: 13 vagas para operador de caixa, 10 vagas para repositor de mercadorias, 10 vagas para faxineiro, seis vagas para ajudante de eletricista, cinco vagas para empacotador a mão, quatro vagas para operador de máquinas agrícolas, duas vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para pedreiro, uma vaga para trabalhador da manutenção de edificações, uma vaga para analista de planejamento de manutenção, uma vaga para ajudante de padeiro e uma vaga para analista de camareira de hotel.

Leia Também:  Prefeitura divulga calendário de licitações para os próximos dias

A lista completa e detalhada das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente pelo Portal Emprega Brasil. As oportunidades são atualizadas de forma contínua, com novos cadastros realizados ao longo do dia.

Atendimento

Além da intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza a habilitação do seguro-desemprego e oferece orientação sobre o uso da Carteira de Trabalho Digital. Os interessados devem comparecer às unidades portando documentos pessoais e verificar a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Na região metropolitana, o atendimento nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga, do CPA I e do Pedra 90 ocorrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Sine instalado no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping funciona das 10h às 17h30.

As oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso podem ser consultadas no documento em anexo e, na plataforma Empregos MT, empregosmt.mt.gov.br, onde os candidatos podem acessar vagas compatíveis com seus perfis, acompanhar em tempo real o andamento das candidaturas e receber notificações sobre cada etapa dos processos seletivos. Já os empregadores contam com um sistema capaz de indicar profissionais alinhados às vagas cadastradas, inclusive candidatos que ainda não se inscreveram nas oportunidades disponíveis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA