CUIABÁ

Cidades

Equipes da Defesa Civil de Cuiabá atuam durante chuva e mantêm vigilância em áreas críticas

Publicados

Cidades

A chuva que caiu sobre Cuiabá e diversas regiões de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (28) foi acompanhada de perto pelas equipes da Defesa Civil Municipal, que atuaram de forma preventiva e contínua nos pontos historicamente mais sensíveis da capital. Apesar do volume significativo em curto espaço de tempo, o monitoramento técnico indicou um comportamento dentro da normalidade esperada para o período chuvoso, sem registro de ocorrências graves.

Assim que a precipitação mais intensa teve início, equipes da Defesa Civil percorreram a cidade, com atenção especial aos córregos urbanos que já apresentaram problemas em anos anteriores. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel bombeiro militar Alessandro Borges, córregos como o Barbado, Canivete, Gumitá e o da região do Tijucal tiveram elevação no nível da água, mas escoaram de forma tranquila, sem transbordamentos ou interrupções no fluxo.

Nas principais vias da capital, como as avenidas Beira Rio e do CPA, houve retenções pontuais de água, que se dissiparam rapidamente após a redução da intensidade da chuva. O secretário destacou que, nos locais onde a Prefeitura mantém serviços regulares de limpeza e manutenção, o escoamento ocorreu com maior agilidade, reduzindo riscos de alagamentos prolongados e transtornos à população.

Leia Também:  Ritmo Run reúne 3 mil participantes e arrecada 7 toneladas de alimentos em Sinop

Até o início da noite, não havia registro de ocorrências graves nos canais oficiais de emergência, como o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 199, da Defesa Civil. Ainda assim, segundo Alessandro Borges, as equipes permaneceram em campo durante toda a tarde e noite, garantindo o monitoramento contínuo das áreas críticas e do tráfego. Um relatório técnico será elaborado e encaminhado à Secretaria Municipal de Obras, indicando pontos que demandam manutenção preventiva para evitar novos acúmulos de água.

O episódio desta quarta-feira reforça o cenário já apontado pelos alertas meteorológicos recentes, que indicam chuvas concentradas e intensas em curtos períodos em Cuiabá e em várias regiões de Mato Grosso. Com o solo encharcado, aumentam os riscos de alagamentos, enxurradas e outros eventos hidrometeorológicos, exigindo atenção redobrada do poder público e da população.

A Defesa Civil orienta que, durante as chuvas, os moradores evitem transitar por áreas alagadas, não tentem atravessar vias com correnteza, mantenham distância de córregos e fiquem atentos a sinais de risco, como aumento rápido do nível da água. Em caso de emergência, é fundamental acionar imediatamente os canais oficiais: 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Leia Também:  Caixa conclui pagamento da parcela de junho do Bolsa Família

Como medida preventiva, a população também pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas meteorológicos diretamente no celular. O serviço está disponível por SMS, com o envio do CEP para o número 40199, ou pelo WhatsApp, adicionando o contato (61) 2034-4611. A Defesa Civil reforça que informação, prevenção e resposta rápida continuam sendo as principais ferramentas para proteger vidas e reduzir danos durante o período chuvoso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis prepara redução de impostos para aquecer construção civil

Publicados

em

O Município de Rondonópolis aposta em um ambiente de negócios menos hostil para todos os setores. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e a secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, apresentaram nesta quinta-feira (15) as propostas dos programas “Regulariza” e “Avança Rondonópolis”, com foco no mercado imobiliário e que devem entrar em votação na Câmara na próxima semana.

As propostas foram apresentadas para empresários representantes do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT), em uma reunião na sede da Prefeitura. “Essa é a primeira vez em 48 anos que moro em Rondonópolis que temos a oportunidade de sentar com o prefeito e apresentar nossas demandas e necessidades”, parabenizou o empresário Helmute Hollatz.

A secretária Rane Curto explicou que o programa Regulariza visa incentivar aquelas pessoas que adquiriram imóvel de loteadora ou incorporadora, mas em função das taxas ou dos impostos, não conseguiram fazer a transferência para o nome dela. A proposta é reduzir o ITBI de 2% para 0,5% e zerar juros e multas em IPTU atrasado.

Leia Também:  Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16 milhões nesta terça-feira

Conforme Rane, o “Avança Rondonópolis”, por sua vez, é um incentivo para construção civil, em incorporação, loteamentos ou condomínio de lotes. Nesse caso, a proposta prevê reduzir o ITBI de 2% para 1% na aquisição das áreas/glebas e ainda na isenção do IPTU por até três anos na obra e, depois de pronto, desconto de até 8% por mais 3 anos nos lotes ou unidades.

O prefeito Cláudio Ferreira observou que a economia brasileira vive um momento crítico, com um alto índice de recuperação judicial de empresas. “Então, a gente está diminuindo as taxas, criando os incentivos, os programas para ajudar o mercado, a economia local, a se reerguer. Isso com muita seriedade, sem populismo, com muita responsabilidade”, disse o gestor, explicando que a intenção é melhorar o ritmo do crescimento da economia local.

Os programas foram muito bem recebidos pelo setor produtivo presente na reunião. “Fazer com que a Prefeitura olhe para a população e também para o empresário de forma harmônica. Esse é o principal benefício e é um mérito dessa gestão, na pessoa do prefeito Cláudio, com seus secretários, trazendo uma grande inovação”, avaliou Flávio Garcia de Sousa Júnior, da diretoria do Sinduscon Sul MT.

Leia Também:  Por trás dos vidros: o cuidado diário que transforma o Aquário Municipal

“Em relação a incentivo para a parte de loteamentos e novos empreendimentos, vem trazendo com esses programas tranquilidade e possibilitando uma melhor gestão de fluxo de caixa para o empresário, principalmente não gerando custos, e incentivando uma nova onda de investimentos, uma nova onda de crescimento do município, sempre com muita responsabilidade”, acrescentou Flávio.

Para começarem a vigorar, os programas “Regulariza” e “Avança Rondonópolis” precisam agora serem aprovados pelos vereadores e, depois, pela sanção do prefeito – algo que espera-se que seja concluído até o final deste mês.

 


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA