CULTURA
Caboclinhos e indígenas celebram tradição ancestral no Recife
CULTURA
Expressões vivas da cultura popular pernambucana, os caboclinhos e as tribos indígenas realizam uma apresentação coletiva nesta quinta-feira, dentro da programação de prévias carnavalescas de Recife. 21 grupos da Região Metropolitana vão se apresentar a partir das 17h, no histórico Pátio de São Pedro, localizado no bairro São José.

Entre os participantes estão os centenários caboclinhos Carijós e o Canindés, ambos com mais de 120 anos de fundação, além de tribos indígenas, cada uma delas com centenas de integrantes, como a Sete Flechas e a Tapirapé. O público presente terá um panorama diverso das tradições destas duas manifestações culturais que integram o patrimônio afro-indígena do carnaval pernambucano.
Guiadas pelo som marcante das preacas, espécie de arco e flecha de madeira, instrumento que dita o ritmo dos baques, crianças, jovens e adultos entram em cena com fantasias ricamente adornadas, cores vibrantes e movimentos coreografados que remetem à ancestralidade, à resistência cultural e ao caráter sagrado-festivo dessas brincadeiras.
Os grupos de Caboclinhos e Tribos Indígenas de Pernambuco foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN em 2016. Atualmente, segundo o Governo do estado, existem cerca de 70 grupos de caboclinhos pernambucanos, dos quais aproximadamente 30 estão só na capital.
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais seguem até domingo (30)
-
Rondonópolis1 dia atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste tem 250 vagas de emprego disponíveis pelo Sine
-
Sinop7 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF orienta população sobre atendimento e reclamações relacionadas aos serviços de água e esgoto
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Rondonópolis1 dia atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis


