CUIABÁ

MATO GROSSO

Ação coordenada pela primeira-dama de MT leva serviços de cidadania à região de fronteira

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o secretário de Assistência Social e Cidadania em exercício, Klebson Gomes Haagsma, estarão nesta terça-feira (29.4), no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, coordenando serviços de cidadania aos moradores da região de fronteira.

“É uma grande alegria retornar à região de fronteira. Estivemos aqui em 2023 para o atendimento de 300 famílias, e este ano conseguimos ampliar a ação graças à parceria com a Fazenda São João do Guaporé. Serão atendidas 11 associações, beneficiando cerca de mil pessoas com os serviços de cidadania, emissão de documentos e entregas do programa SER Família”, disse Virginia Mendes.

Estão previstos atendimentos às associações Santa Clara, São Paulo, São Miguel, São Marcos, Santa Maria, Santa Lúcia, As Cruzes, Santa Luzia, Aparecida, Morrinhos, Santa Mônica e Assentamentos. A ação conta com o apoio da Fazenda São João do Guaporé e da Prefeitura Municipal.

Os serviços oferecidos serão: SER Família (acesso a todos os programas); SER Família Mulher, com o projeto MT Por Elas; solicitação de benefícios sociais – cadastro e encaminhamentos para programas de assistência (SER Família); serviços de cidadania: 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito; foto 3×4; plastificação de documentos; Sine; Carteirinha do Autista; Procon; orientação de Direitos Humanos; entregas de cestas de alimentos; filtros de barro, brinquedos e cobertores – apoio para garantir mais conforto e segurança alimentar às famílias. Além disso, haverá atendimento do município com serviços do Cras e da Saúde, com vacinas e atendimento médico.

Leia Também:  Comissão do TCE-MT determina início das cirurgias que aguardam em filas até dia 10 de abril em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Governo sanciona lei que institui o programa Vigia Mais MT

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Concurso vai premiar juízes e advogados autores de artigos sobre os 20 anos do Código Civil

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA