CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

Exposição no Congresso destaca vida e obra de J.Borges, mestre da xilogravura

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

Mais de 70 peças do mestre da xilogravura e do cordel J. Borges estão expostas ao público a partir desta quinta-feira (24) no Salão Negro do Congresso Nacional. A exposição “J. Borges: Poesia e Arte” apresenta matrizes, gravuras e dezenas de folhetos de cordel e publicações ilustradas pelo artista popular pernambucano. No ano em que completaria 90 anos de nascimento, essa é a primeira mostra individual em espaço público desde sua morte em julho de 2024.

A mostra segue uma linha cronológica que destaca fatos dos 88 anos de vida e 60 anos de carreira do artista e também conta com um cenário para que visitantes possam ser fotografados como se estivessem dentro de uma xilogravura e, assim, divulgarem a exposição nas redes sociais.

A abertura foi na quarta-feira (23) e contou com a presença de autoridades pernambucanas e representantes do Legislativo.

O 1º secretário da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE), considera J. Borges um dos maiores exemplos de criatividade do povo brasileiro. “Promover a exposição neste espaço simbólico do Parlamento brasileiro é muito mais do que uma iniciativa cultural, é um ato político da afirmação da nossa identidade nordestina, de nossa identidade nacional.”

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Abertura da Exposição 90 anos de J. Borges. Primeiro Secretário, Dep. Carlos Veras (PT-PE)
Carlos Veras: “Exposição é um ato político da afirmação da nossa identidade nordestina”

Leia Também:  Entra em vigor o Marco Legal dos Seguros

Artista completo
Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros (PE), cidade onde nasceu J. Borges, destacou o artista completo que ele foi. “Ele fazia a xilogravura, ele escrevia a poesia, ele fazia o livro todo”, disse.

Luciene lembra que foi pensando no desenho da capa de seus cordéis que J. Borges aprimorou a xilogravura e a apresentou para o mundo. “A xilogravura de J. Borges apresentou o nosso país para o mundo do jeito peculiar e autêntico de usar a madeira”, completou.

Curador da exposição, Romildo Gastão é dono de parte do acervo apresentado. Ele contou que a montagem da exposição demorou um ano. “Antes de J. Borges morrer, a obra dele era abundante no mercado, você tinha obra em excesso até. No dia em que J. Borges morreu, houve uma completa escassez de obras. Então houve, sim, uma dificuldade pra montar a exposição”, explicou.

Romildo disse que as matrizes expostas são dos acervos da família e de colecionadores particulares. “Isso aqui é um recorte do que representa a obra de J. Borges. A junção de esforços da Câmara, da representação de Pernambuco, a boa  vontade de colecionadores em ceder suas obras, isso que tornou isso aqui realidade.”

Leia Também:  Vai à Câmara meia-entrada para PCDs em unidades de proteção ambiental

Temas
A exposição foi dividida em três núcleos: religiosidade; sertão; e núcleo social, com os costumes e tradições do povo nordestino. Há trabalhos que pertencem ao Memorial J. Borges, um espaço criado pelo próprio artista e hoje administrado pela família na cidade de Bezerros, no agreste pernambucano.

A exposição começa no Salão Negro do Congresso, mas, após 6 de junho, segue para o Museu de Arte de Brasília, onde J. Borges nunca expôs individualmente, apenas em mostras coletivas. Depois a exposição segue para Pernambuco.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Publicados

em

Foto Mayke Toscano

O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.

Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.

Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto permite prisão preventiva nos crimes sexuais praticado por familiares contra crianças e adolescentes
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA