CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretaria de Saúde e Hospital Júlio Muller capacitam profissionais sobre arboviroses e gravidez

Publicados

MATO GROSSO

O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR), organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fez uma parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para a realização de capacitações dos profissionais envolvidos no atendimento a arboviroses.

Nesta quarta-feira (9.4) foi realizado webinar com o tema “Arboviroses e gravidez: riscos e cuidados essenciais”, que pode ser acessado por meio deste link.

O treinamento é indicado para profissionais da saúde da atenção primária e da atenção especializada, vigilância em saúde, pesquisadores e residentes ou estudantes com o objetivo de treiná-los para o diagnóstico, manejo clínico e tratamento das arboviroses em gestantes.

O webinar teve a moderação da enfermeira Rayssa Arantes, que lidera a equipe em Vigilância em Saúde do Hospital Universitário Júlio Muller, e como palestrantes as ginecologistas e obstetras da unidade de Saúde da Mulher do Hospital Júlio Muller, Ana Amelia da Rosa e Annie Caroline Magalhaes Santos.

O COE foi instalado no dia 14 de março de 2025 com o objetivo de reunir gestores de diversas áreas e otimizar a resposta às situações de emergência em arboviroses e vírus respiratórios. O Núcleo é o responsável pelo monitoramento da situação epidemiológica em Mato Grosso e coordena as medidas necessárias para o enfrentamento do cenário.

Leia Também:  Unidade móvel de imunização da SES possibilitou aplicação de mais de 46 mil vacinas em MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Detran-MT disponibiliza mais de 20 serviços de forma online para o cidadão

Publicados

em

Reprodução Detran-MT

Mais de 20 serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) podem ser realizados pela internet, por meio da integração de sistemas e plataformas. Antes, esses atendimentos eram feitos exclusivamente de forma presencial nas unidades do órgão.

Os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, através do site oficial do órgão (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão. Entre os mais procurados pelos cidadãos, disponíveis de forma online, estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação e a emissão do Licenciamento Anual do Veículo.

Somente de janeiro a setembro de 2026, foram abertos 23.463 mil processos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação de forma online, pelo site do Detran ou aplicativo MT Cidadão, sendo o serviço mais realizado de forma digital na área de habilitação.

A transferência digital do veículo é outro serviço bastante realizado de forma online. De janeiro a setembro de 2026, foram 10.131 mil transferências feitas pelo site do Detran ou app MT Cidadão.

Leia Também:  Ligeirinho facilita acesso da população e servidores ao Centro Político

Atendimento virtual

A ampliação dos serviços digitais também é acompanhada pela oferta de diferentes canais de atendimento ao cidadão, como a Central de Atendimento Virtual do Detran, pelo telefone: (65) 3615-4800 e WhatsApp: (65) 9 9933-9318.

Somente de janeiro a setembro de 2026 foram 495.608 atendimentos automáticos pelo chatbot, 29.528 atendimentos humanos via WhatsApp e 34.864 atendimentos telefônicos.

A expansão dos serviços do Detran de forma online é uma das prioridades da atual gestão para facilitar, desburocratizar e proporcionar mais comodidade ao cidadão mato-grossense.

“Os serviços on-line representam um avanço significativo na modernização do atendimento, proporcionando mais facilidade, agilidade e comodidade ao cidadão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso aos serviços públicos, trazendo mais conforto e facilitando a vida da população”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Também estão disponíveis de forma online os seguintes serviços:

•    Segunda via da CNH;

•    Troca para CNH definitiva;

•    Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);

•    Troca para Placa Mercosul;

Leia Também:  Servidores do TCE-MT aderem à campanha e passam a compor Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea

•    Segunda via de CRV

•    Intenção de Venda;

•   Restituição de taxas e multas do Detran;

•    Requerimento para condutor PCD;

•    Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

•    Emissão de certidão do condutor;

•    Consulta de informações de veículos;

•    Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA