CUIABÁ

MATO GROSSO

Reeducandos participam de cursos profissionalizantes em penitenciária de Sinop

Publicados

MATO GROSSO

Cem reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Leite Florentino Ferreira, em Sinop, estão sendo capacitados profissionalmente em cursos ofertados pelo Governo do Estado. Nesta semana, duas turmas iniciaram as qualificações nas áreas de construção de alvenaria e elétrica predial.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Programa Ser Família Capacita, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) possibilitou a oferta de diversos cursos na penitenciária.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, o programa está atingindo o propósito, que é alcançar a população. “Não importa onde essas pessoas estejam, se elas têm vontade de mudança, elas merecem ser assistidas. O Ser Família Capacita está transformando vidas. A qualificação profissional é uma ferramenta poderosa para recomeços dignos, e cada reeducando que participa desses cursos dá um passo importante para um futuro melhor. Agradeço a parceria com a Secretaria de Justiça e o Senai-MT, que tornam esse projeto possível. Seguiremos firmes levando oportunidades e esperança para quem mais precisa”, ratificou Virginia Mendes.

Leia Também:  PM desarticula quadrilha de facção criminosa e apreende R$ 32 mil de tráfico de drogas

Já outras três turmas participam de cursos iniciados no mês de março de qualificação como assistente de controle de qualidade, padeiro e soldador.

“Pela educação e qualificação, o reeducando pode alcançar novas oportunidades de reinserção social”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.

Todos os cursos são ofertados pelo Senai de Mato Grosso e ocorrem dentro da unidade penal.

O diretor da penitenciária, Adalberto Oliveira, explica que as qualificações ofertam uma nova possibilidade ao reeducando que deseja seguir um caminho da ressocialização, fazendo com que possa conquistar um trabalho lícito e ter uma nova chance.

Para este ano, estão previstos mais dois cursos nas áreas de revestimento cerâmico e pintor predial. Entre janeiro e março, outros 75 reeducandos concluíram as qualificações em assistente administrativo, cozinheiro industrial, assentador de revestimento cerâmico e assistente de controle de qualidade.

No ano passado, foram qualificados em torno de 3.400 reeducandos nas unidades prisionais de Mato Grosso, com cursos em diversas áreas como na construção civil, alimentação, costura industrial, entre outras.

Leia Também:  Deputado Bolsonarista dá como certa vitória no TSE

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra terceira fase de operação de combate ao abuso sexual infantil em Nova Mutum

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Juiz da Infância e Juventude de Cuiabá participa de palestra on-line sobre bullying e cyberbullying

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA