POLÍTICA MT
Deputado Moretto cumpre agenda com autoridades na Região Oeste
POLÍTICA MT
Visita a obra da MT-473 na Serra de Nova Lacerda
Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), cumpriu agenda com autoridades nesta sexta (21) na região Oeste de Mato Grosso. Na sua companhia, estiveram o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. Dentre os municípios visitados, estão Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio.
Moretto esteve nas câmaras municipais de Conquista D’Oeste e Comodoro e em Nova Lacerda e Campos de Júlio, o parlamentar na sede da prefeitura.
Em Conquista D’Oeste ,o republicano recebeu demandas da comunidade sobre o iluminação pública e recapeamento asfáltico. Em Nova Lacerda, o parlamentar recebeu reivindicações de trabalhadores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que buscam melhorias no atendimento dos munícipes. Já em Comodoro, as MT-235 e MT-240 estavam em pauta, ambas com articulação do parlamentar no Executivo estadual. Em Campos de Júlio, o deputado foi recebido por autoridades e jantou com representantes do setor industrial, em evento oferecido pelo Grupo Sipal Agronegócio e a destilaria Usimat.
“Desde 2019, das inúmeras reuniões que tivemos, ele sempre trás as demandas da região Oeste”, destacou o governador em exercício, Otaviano Pivetta, ao firmar compromisso de atender as demandas apresentadas pelos municípios.
A comitiva também visitou a MT-473, obra de articulação do deputado Moretto junto ao governo do estado, orçada em R$ 100 milhões, a nova estrada irá adentrar a Serra de Nova Lacerda e ligar o município a Campos de Júlio, facilitando o comércio exterior pela MT-199 (Vila Bela da Santíssima Trindade x Bolívia).
“Valmir Moretto é o maior responsável por tantas obras do governo do estado na região Oeste”, disse o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Segundo o secretário, a articulação do Moretto é essencial para as demandas serem executadas no Vale do Guaporé.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Governador defende ação conjunta entre Estado e municípios para ampliar atenção básica, creches e frota escolar
O governador Otaviano Pivetta defendeu que o Governo de Mato Grosso e os municípios da região Sul do Estado atuem em conjunto para acelerar a ampliação da atenção básica em saúde, a construção de creches e a renovação da frota do transporte escolar.
A proposta foi apresentada durante o Encontro dos Prefeitos da Região Sul de Mato Grosso, nesta quarta-feira (27.5), com a presença de prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras e equipes técnicas das áreas de saúde e educação.
Segundo o governador, o objetivo é consolidar metas definidas e responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios.
“Nós queremos sair daqui com um pacto claro de cooperação, com metas objetivas e compromisso de execução. O Estado entra com apoio técnico e financeiro, mas cada município também precisa fazer a sua parte. Só assim a gente consegue elevar o padrão do serviço público e entregar resultado para quem mais precisa”, afirmou.
Na área da saúde, Otaviano Pivetta destacou que os 21 municípios da região Sul contam atualmente com 156 unidades básicas de saúde, mas ainda há necessidade de cerca de 20 novas unidades para alcançar cobertura integral da atenção básica.
“A atenção básica bem estruturada muda completamente o sistema. Ela reduz hospitalização, reduz judicialização e evita desperdício de recursos. Hoje ainda temos milhares de pessoas fora do acompanhamento adequado. Isso significa gente que deveria estar sendo atendida na base e acaba chegando no hospital em situação mais grave”, pontuou.
Ele afirmou que o Estado vai abrir chamamentos públicos para apoiar financeiramente a construção das unidades necessárias, dentro de um modelo de cooperação com os municípios.
“A saúde precisa funcionar de forma integrada, da atenção básica até os serviços de média e alta complexidade. Se a base não funciona, todo o sistema fica sobrecarregado”, disse.
Outro eixo defendido pelo governador é a renovação do transporte escolar. Otaviano Pivetta reforçou a meta de eliminar veículos antigos da frota em parceria com as prefeituras.
“Já avançamos com a entrega de cerca de 1.300 veículos escolares nos últimos sete anos, mas o objetivo agora é completar a renovação e não permitir mais frota com mais de dez anos de uso”, destacou.
Durante o encontro, o governador também apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Estado desde 2019, destacando a ampliação da capacidade de investimento e a reorganização da infraestrutura pública.
“Mato Grosso dobrou o número de quilômetros asfaltados desde 2019 e recuperou capacidade de investimento. Isso muda a realidade dos municípios, melhora logística e amplia o acesso da população aos serviços públicos”, pontuou.
Também participaram do encontro os deputados federais Fábio Garcia e José Medeiros; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Thiago Silva e Diego Guimarães; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Eduardo Manciolli; além de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
-
MATO GROSSO1 dia atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
CUIABÁ4 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA5 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
Poxoréu2 horas atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
POLÍCIA6 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT


