CUIABÁ

MATO GROSSO

Autor do homicídio de comerciante em Barra do Garças é condenado pela Justiça

Publicados

MATO GROSSO

Um homem, autor do homicídio de um comerciante de Barra do Garças, no ano passado, foi condenado a mais de 32 anos de reclusão. O executor do crime, de 25 anos, foi preso após investigação da Polícia Civil.

A sentença condenatória foi proferida pelo júri popular, realizado nesta quinta-feira (20.2), no Fórum da Comarca de Barra do Garças, pela 1ª Vara Criminal.

O condenado foi identificado como o responsável direto do homicídio, investigado pela 1ª Delegacia de Polícia com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A vítima Luiz Carlos Vieira dos Santos, de 57 anos, foi morto no dia 24 de maio do ano passado, na sua loja de tabacaria, na região central da cidade.

Três pessoas envolvidas no crime foram identificadas e tiveram as prisões preventivas decretadas. Os outros dois suspeitos do homicídio estão presos aguardando julgamento.

Prisão

Em junho de 2024 foi deflagrada a Operação Leviatã, pela Polícia Civil, para cumprimento de 12 mandados judiciais, entre prisão, busca e apreensão.

Leia Também:  Recursos de acordos com a PGE vão para investimentos em prol da população, afirma procurador-geral

Conforme o delegado da 1ª Delegacia de Polícia, Pablo Rigo, o julgamento foi marcado pela apresentação de provas contundentes que ligaram o acusado ao crime, além de depoimentos que reforçaram a tese do Ministério Público.

“O trabalho conjunto das equipes na resolução do caso reafirma o compromisso com a Justiça”, destacou o delegado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Circuito Itinerante do MT Ciências chega pela primeira vez em Araguaiana

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Primeira etapa termina com apresentações em Nova Canaã do Norte

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA