CUIABÁ

CUIABÁ

Katiuscia Manteli apoia projeto de sensibilização para diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil

Publicados

CUIABÁ

14/02/2025
Katiuscia Manteli apoia projeto de sensibilização para diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil
Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli&nbsp

A primeira-secretária, vereadora Katiuscia Manteli abraçou mais uma causa da Associação Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC MT), no projeto de sensibilização dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença. O projeto é executado pela Associação Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) e pelo Instituto Ronald McDonald, agora com a parceria da vereadora. O encontro foi realizado no gabinete da parlamentar nesta quinta-feira (13).&nbsp
O ponto de partida será com os Agentes de Combate a Endemias neste sábado (15), às 10h, na sede do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (SINPOL-MT). Cerca de 60 profissionais serão sensibilizados quanto à importância de perceber os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, pois, se tratado de forma precoce, há chances de cura.
“Essa parceria realmente fará a diferença na vida das nossas crianças. Obrigada. Estamos aqui também com o Paulo, que é agente de endemia, juntamente com outros agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Vamos iniciar já neste sábado a primeira etapa do curso, que atenderá os agentes de combate a endemias. Em seguida, será a vez dos agentes de saúde da região norte. Após concluirmos essas duas turmas, as demais regionais serão contempladas. Estou muito feliz em poder contribuir com uma causa tão nobre como essa. Sabemos que juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença”, declarou Katiuscia.
Dados de 2023 do Instituto Nacional do Câncer (INCA) registraram 130 novos casos de câncer na faixa etária entre 0 e 19 anos, sendo 60 meninos e 70 meninas. No Brasil, o total foi de 7.900 casos. O câncer infantojuvenil é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes no país.
“Esse é o nosso objetivo: sensibilizar os profissionais de saúde e capacitá-los. A capacitação, com uma carga horária maior, foca exatamente na identificação do câncer infantojuvenil. Precisamos chegar ao nosso grande objetivo, que é ensinar os profissionais a perceberem os primeiros sinais da doença”, afirmou Perolina Cezar, coordenadora técnica do projeto. “Sensibilizar para os primeiros sinais do câncer infantojuvenil é mais do que uma capacitação técnica é um compromisso com a vida”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Natal da Gente 2023 chega ao bairro Tijucal nesta terça-feira (12), a partir das 19h

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Prefeito classifica como injusta a detenção do vice-prefeito por crime ambiental

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA