CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre 19 mandados de buscas contra investigados por tráfico de drogas em bairro da Capital

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30.1), a Operação Impetus Colorado para cumprir 19 ordens judiciais contra alvos investigados por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico, em Cuiabá.

As ordens judiciais de busca e apreensão foram expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policial (Nipo) da Capital.

A operação é resultado de uma investigação da Denarc sobre tráfico de drogas e associação ao tráfico realizado por uma facção criminosa envolvida com comércio de entorpecentes. O alvo principal e três de seus comparsas já foram presos, anteriormente, em outras ações deflagradas pela unidade.

As investigações iniciaram em 2022, quando foram realizadas prisões em flagrante relacionadas ao crime de tráfico de drogas no bairro Novo Colorado, em Cuiabá.

Com o aprofundamento das investigações, foram realizadas outras ações, que resultaram na apreensão de vários objetos, drogas e apetrechos, o que permitiu também a identificação de um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas, associação ao tráfico e entre outros crimes.

Leia Também:  Equipes da capital e do interior movimentam disputas primeira fase dos Jogos da Polícia Civil

O grupo criminoso também é investigado em outros inquéritos policiais em andamento, por supostas execuções e torturas físicas, conhecidas como “salves”, cometidos nos anos de 2023 e 2024.

Impetus

O nome da operação faz referência ao esforço da unidade especializada em trazer a segurança para a população, nos bairros, com a prisão de integrantes de facções criminosas e fechamento de pontos de tráfico de drogas.

A operação já foi realizada em outros bairros com a mesma denominação, dentro do Programa Tolerância Zero, reforçando a confiança da população em continuar denunciando as práticas criminosas.

Apoio Operacional

O cumprimento dos mandados conta com apoio das equipes que compõe a Diretoria de Atividades Especiais (Grupo de Operações Especiais, Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, Gerência Estadual de Polinter e Capturas, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos), além das equipes da Diretoria Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande, Delegacia Especializada do Adolescente, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Várzea Grande) e da Secretaria de Estado de Justiça.

Leia Também:  Servidores do Ciosp participam de curso para atendimento a mulheres vítimas de violência

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá

Publicados

em

Imagens Policia Civil

Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.

A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.

Leia Também:  Cavalaria da PM prende homem por tráfico de drogas, apreende maconha e cigarros eletrônicos

As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA