CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual de Ensino são premiados pela Olimpíada Nacional de Química

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual de Ensino conquistaram medalhas na edição deste ano da Olímpiada Nacional de Química. No total, 95 alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de 20 escolas localizadas em 17 municípios de Mato Grosso foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

O evento, iniciado em junho, é promovido pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional MT, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O objetivo das Olimpíadas de Química é descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo do conteúdo, além de incentivar nos jovens o interesse para o estudo desta ciência e permitir aos estudantes aplicarem seus conhecimentos e suas habilidades em sala de aula.

Foram 30 questões na prova realizada de forma online em três modalidades. Os estudantes foram premiados por séries, com medalhas de ouro, prata e bronze. Aqueles alunos que tiveram aproveitamento igual ou superior a 50% foram contemplados com certificados de menção honrosa.

No 1º ano do Ensino Médio, quem conquistou a medalha de ouro foi o estudante Fabricio Pascoato Drebes, da EE São José do Rio Claro (São José do Rio Claro). A prata ficou com a colega de turma de Fabrício, a estudante Alanna Allice Vaz Santana. O bronze ficou para Nathaly Bessa da Silva, da EE Santa Elvira (Juscimeira).

Leia Também:  Bombeiros de MT extinguem dois incêndios florestais e combatem outros 11 nesta quinta-feira (24)

Aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o ouro ficou com Caio Eduardo Franco de Souza, da EE Marechal Rondon (Rosário Oeste). Anna Maria Souto Chaves, da EE Professora Muralha Miranda Passos (Nova Marilândia), levou a prata e Alexandre Ribeiro Barboza, da EE Professor Nilo Póvoas (Nobres), ficou com a medalha de bronze.

Já os vencedores do 3º ano foram Stephany Gabrieli Santos Biolchi, da EE Vanderlei Cecatto (Santo Antônio do Leste), com a medalha de ouro; Anny Gabriely Monteiro Lopes, EE Professora Eliane Digigov Santana (Cuiabá), ficou com a prata; e Anderson Esperidião Ramos, da EE Ana Maria Tissiani de Oliveira (Diamantino), levou o Bronze.

Na categoria Escolas Estaduais Militares, a estudante Alexia Frizon Teloken, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na EE Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral (Sorriso), foi premiada com a medalha de prata.

A organização do evento fez uma homenagem citando a aluna Isabella Basso Salmazo, do Colégio La Salle ATEC (Tangará da Serra), em reconhecimento por ter gabaritado a prova da 2ª série do Ensino Médio nas seletivas estaduais. Também para a Escola Estadual São José do Rio Claro que, em razão de empates, terminou a olimpíada com 3 medalhas de ouro, 3 pratas e 5 bronzes.

Leia Também:  "Corpo de Bombeiros foi fundamental para combater incêndios no Pantanal", afirma prefeito de Poconé

Além dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, também participaram da premiação alunos do IFMT e da rede particular, que também receberam medalhas de ouro, prata e bronze, ambos na mesma solenidade realizada no IFMT Bela Vista, em Cuiabá.

O prêmio também contou com uma categoria de química exclusiva para meninas, denominada Quimeninas, com alunas do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental recebendo medalhas de ouro, prata e bronze.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT derruba beto e Lei do MT Trifásico é aprovada

Publicados

em

 Na sessão plenária desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), os deputados derrubaram o veto do Poder Executivo ao projeto de lei de autoria de Diego Guimarães, que institui o programa MT Trifásico. A decisão unânime dos parlamentares representa uma vitória contundente para o setor produtivo, e consolida a liderança do parlamentar como o grande articulador da modernização do setor energético de Mato Grosso. 

Com a derrubada do veto, o texto original proposto pelo parlamentar ganha força de lei definitiva, o que assegura ao Legislativo um papel ativo na consolidação e na fiscalização das ações. A proposta, que nasceu do diálogo direto de Diego Guimarães com produtores rurais, pequenos agricultores e lideranças do agronegócio, havia sido protocolada por ele ainda em novembro de 2024 (Projeto de Lei nº 1857/2024) com o objetivo de revolucionar a infraestrutura energética rural.

O projeto foi tão bem-sucedido e necessário que o próprio governo do estado encampou a bandeira. O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e a concessionária Energisa lançaram o programa intitulado MT Trifásico, em evento no Palácio Paiaguás, transformando a iniciativa do deputado em política pública de Estado. A votação desta quarta-feira, portanto, coroa esse processo ao conferir uma base jurídica à medida.

Leia Também:  Governador transfere Capital, assina ordens de serviço e lança programa em aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade

“O lançamento no Palácio Paiaguás provou que nossa pauta era urgente e que o Governo reconheceu isso. Agora, com a derrubada do veto, garantimos a força da lei e o papel de fiscalização dos deputados. É a certeza de que o agro, a agricultura familiar e o turismo terão o suporte necessário para crescer”, celebrou Diego Guimarães.

Investimento –A iniciativa conta com um planejamento para os próximos anos, unindo o Poder Público e a iniciativa privada. O programa prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão entre os anos de 2026 e 2030 para a implantação de aproximadamente 5 mil quilômetros de linhas da nova rede elétrica trifásica.  

Esse montante resultará em um benefício compartilhado que atende diretamente o agronegócio, a agricultura familiar, os sistemas de irrigação e a agroindustrialização, além de garantir maior estabilidade no fornecimento de energia para 1,7 milhão de clientes da Energisa em Mato Grosso.

Na ocasião do lançamento, o governador Otaviano Pivetta havia destacado a importância de diversificar os investimentos estaduais. Ele pontuou, à época, que o Estado faz esse investimento com a certeza de que milhares de pessoas serão beneficiadas, garantindo que os mato-grossenses tenham a oportunidade de desenvolver ainda mais suas atividades econômicas.

Leia Também:  Monitoramento via satélite flagra crime ambiental em Guarantã do Norte

Além do impacto no cinturão agrícola, a articulação de Diego Guimarães garantiu um olhar estratégico para o turismo. Atendendo a uma indicação direta feita pelo parlamentar durante o lançamento do programa, o Governo do Estado aprovou a extensão do benefício para a região da Transpantaneira, no município de Poconé.

A chegada da energia trifásica de alta qualidade é vista como o passo que faltava para estruturar a rede de hotelaria e impulsionar o turismo sustentável no Pantanal mato-grossense.

Fiscalização –Com a consolidação da lei, a Assembleia Legislativa assume sua cadeira no recém-criado Conselho Gestor do programa, que conta ainda com membros da Casa Civil e secretarias de Fazenda (Sefaz), de Agricultura Familiar (Seaf) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

 “Mato Grosso já avançou muito em rodovias e ferrovias; agora, damos um passo crucial na segurança energética. Nosso papel agora é fiscalizar rigorosamente a aplicação desse R$ 1,4 bilhão para que a energia de qualidade chegue com agilidade na ponta, transformando a vida de quem produz”, finalizou Diego Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA