CUIABÁ

MATO GROSSO

Orquestra CirandaMundo e Coral UFMT realizam concerto Cena Sinfônica neste sábado e domingo

Publicados

MATO GROSSO

A Orquestra CirandaMundo e o coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebram o universo da música sinfônica em um encontro inédito, neste sábado e domingo (07 e 08.12), às 20h, em Cuiabá. Os concertos fazem parte da programação em homenagem aos 54 anos da UFMT e ocorrem no Teatro da instituição.

Com repertório especialmente preparado para a ocasião, o projeto intitulado “Cena Sinfônica” é uma realização da UFMT em parceria com o Instituto Ciranda, e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Será a primeira vez que um dos mais antigos corais e a atuante orquestra de Mato Grosso vão se encontrar no palco. A direção artística e regência do espetáculo são de Dorit Kolling (Coral UFMT) e Murilo Alves (Orquestra CirandaMundo).

De acordo com o regente da Orquestra CirandaMundo, Murilo Alves, é um encontro que enaltece não apenas a música de concerto, mas também as iniciativas voltadas à prática pedagógica educacional com foco na música.

“É um encontro muito especial, porque são duas iniciativas que entregam um resultado artístico para a comunidade, mas, principalmente, que desenvolvem um trabalho educacional muito consistente”, avalia Murilo.

Leia Também:  16 anos de compromisso: Ministério Público de Contas de Mato Grosso celebra legado de transparência e eficiência

À frente do Coral UFMT desde 1989, Dorit Kolling conta que a vontade de firmar parcerias com a Orquestra CirandaMundo já é antiga.

“Eu e Murilo estamos conversando há um bom tempo sobre essa ideia de unir esses dois equipamentos culturais, essas duas pratas da casa aqui de Cuiabá. Esse concerto foi pensado com muito carinho, pro aniversário da nossa UFMT, e realmente espero que essa parceria com o Instituto Ciranda, seja a primeira de muitas”, diz.

O repertório inclui coros e aberturas de óperas consagradas, como a abertura da ópera Nabucco, do italiano Giuseppi Verdi, a peça instrumental Dança dos Comediantes, do checo Bedrich Smetana, a Pavane do francês Gabriel Fauré e a obra Magnificat Anima Mea, do compositor inglês John Rutter. A apresentação terá como solistas a soprano Luísa Vogt, o tenor André Vilani, o baixo Talles Matos e a soprano Milena Pimentel.

Serviço
Cena Sinfônica, com Coral UFMT e Orquestra CirandaMundo

Quando: Sábado (07.12) e domingo (08.12), às 20h
Onde: Teatro da UFMT
Ingresso social: 2 kg de alimentos não perecíveis
Os ingressos estão disponíveis neste link AQUI e a entrega dos alimentos deve ser realizada no foyer do teatro.

Leia Também:  Projetos selecionados em editais da Secel levam oficinas de boneca Abayomi e de teatro à população

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Prefeitura fiscaliza oficinas no Pedra 90 e orienta retirada de veículos das calçadas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma edição da Ação Mobilidade em Ordem, com fiscalizações em oficinas mecânicas, ferros-velhos e estabelecimentos comerciais no bairro Pedra 90 e no Jardim Industriário. A iniciativa, coordenada pelas secretarias municipais de Ordem Pública (Sorp) e de Mobilidade Urbana (Semob), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, busca combater a ocupação irregular de calçadas e vias públicas por veículos e sucatas.

Durante a ação, quatro estabelecimentos foram vistoriados e os responsáveis receberam orientações sobre a necessidade de manter o passeio público desobstruído. Aproximadamente 25 veículos foram identificados ocupando irregularmente espaços públicos, incluindo automóveis abandonados e veículos sem condições de circulação. Entre os locais fiscalizados, havia um estabelecimento de revenda de veículos.

Os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Robson Pereira dos Santos e Max Aguiar, acompanharam a ação. De acordo com Max Aguiar, a ocupação irregular prejudica a circulação de pedestres e pode representar riscos à saúde pública.

“A calçada não é extensão do comércio. Encontramos veículos, sucatas e outros materiais depositados no passeio público, prejudicando a passagem dos pedestres. Há automóveis sem rodas, sem motor e com partes desmontadas, que podem acumular água e servir de abrigo para animais peçonhentos. Peço aos comerciantes que mantenham os veículos, peças e sucatas dentro dos limites de seus estabelecimentos, sem ocupar calçadas e demais áreas públicas”, orientou o secretário.

Leia Também:  Escola de Governo oferta curso de formação de pregoeiros

Em um dos estabelecimentos vistoriados, o proprietário foi notificado para retirar os veículos e desobstruir o espaço no prazo de 10 dias. A medida busca assegurar a acessibilidade e permitir que os pedestres circulem com segurança, sem precisar utilizar a rua para desviar dos obstáculos.

A ação integrada teve início em setembro deste ano, com a realização de fiscalizações em estabelecimentos denunciados por obstrução de calçadas e vias públicas nos bairros CPA II, Paiaguás, Santa Isabel e Cidade Verde, além da região da Avenida Jurumirim, nas proximidades do Contorno Leste. A operação também atende a denúncias pontuais encaminhadas pela população.

Como denunciar

A população pode denunciar veículos abandonados em vias públicas por meio do Web Denúncias da Sorp, disponível no portal https://sorp.cuiaba.mt.gov.br. Na plataforma, o cidadão deve acessar a aba “VEÍCULO ABANDONADO NA VIA PÚBLICA (SORP/SEMOB)” e preencher o formulário de denúncia, com o auxílio de inteligência artificial (IA) ou manualmente. É importante informar o endereço, anexar fotos, indicar pontos de referência e fornecer outras informações relevantes para subsidiar a ação fiscalizatória no local.

Leia Também:  Projetos selecionados em editais da Secel levam oficinas de boneca Abayomi e de teatro à população

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também recebe denúncias pelo Fiscalizap, no telefone (65) 99235-6950 , e pela Ouvidoria, pelo telefone (65) 3324-9184 ou pelo e-mail ouvidoria.semobsegp@cuiaba.mt.gov.br.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA