MATO GROSSO
Documentário sobre os 60 anos do Corpo de Bombeiros já está disponível no YouTube
MATO GROSSO
O documentário “Vidas – 60 Anos do Corpo de Bombeiros” já está disponível gratuitamente no YouTube. A produção estreou nesta quinta-feira (28.11), no Shopping Estação, em Cuiabá, com a presença de autoridades, membros da corporação e convidados.
“A nossa história é construída com coragem e gostaria de manifestar o meu orgulho de comandar essa instituição. Aproveito também para saudar todos os ex-comandantes-gerais que aqui estão e todos os bombeiros e bombeiras que constroem juntos a história da instituição. São 60 anos de uma corporação comprometida em salvar vidas e proteger o meio-ambiente mato-grossense”, disse o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson, durante o lançamento.
Com 55 minutos de duração, a produção dirigida por Anderson Sartori reúne relatos de bombeiros militares que atuaram em ocorrências que marcaram a história da corporação, bem como também personalidades que foram importantes para o Corpo de Bombeiros ao longo dos seus anos.
A corporação foi criada inicialmente como “Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso”, por meio da Lei nº 2.184, publicada em 19 de agosto de 1964, e efetivada em 1967. Em 1994, os bombeiros militares conquistaram sua independência, separando-se da Polícia Militar e passando a ser uma instituição autônoma.
O documentário é uma coprodução do Corpo de Bombeiros e TV Assembleia e, ao longo desta quinta-feira, foi exibido em Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Alta Floresta e Guarantã do Norte.
60 anos do CBMMT
A estreia do documentário faz parte de uma série de ações comemorativas para celebrar a criação da corporação. Ainda nesta quinta-feira, às 19h, no Auditório Borboletas, no Centro de Eventos do Pantanal, ocorrerá a Solenidade Militar de Imposição da Insígnia da Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II”. Ao todo, serão 124 agraciados pela corporação durante o evento.
A Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II” será concedida a 74 personalidades, entre civis e militares, que contribuíram significativamente para a história do CBMMT, seja por suas ações, dedicação ou serviços prestados à instituição. As insígnias serão entregues em três graus distintos: Cavaleiro, Oficial e Comendador, reconhecendo o mérito e a relevância de cada homenageado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


