CUIABÁ

MATO GROSSO

MPMT assina Protocolo de Intenções com organização internacional

Publicados

MATO GROSSO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso celebrou com a organização internacional Global Anti-Scam Alliance (GASA) um Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolver ações para a proteção das vítimas de golpes on-line. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior e pelo diretor-geral instituição, Johannes Robert Ysbrans Abraham.

Visando o compartilhamento de inteligência e a elaboração de estratégias coordenadas, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Crimes Ilícitos Digitais – CAO Ciber, Leandro Volochko, participou, em Washington DC, nos Estados Unidos, da Cúpula Global Antifraude Américas 2024 (Global Anti-Scam Summit Américas). O organizado pela GASA, o evento foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro.

De acordo com estudo realizado pela organização internacional, o crescimento das fraudes on-line provocou prejuízos de aproximadamente US$ 1,026 trilhão no ano passado, afetando 1 em cada 4 indivíduos no mundo todo, causando traumas financeiros e emocionais e prejudicando consumidores globalmente. No entanto, apenas 0,05% dos golpistas são presos. Diante deste cenário, o Protocolo de Intenções reforça o compromisso conjunto no combate às fraudes e na promoção da segurança digital.

Leia Também:  Operação Inativados cumpre sete mandados contra investigados por tráfico em Poconé

Com foco na proteção das vítimas de crimes cibernéticos, o documento destaca o intercâmbio de experiências entre o órgão ministerial e a organização no desenvolvimento de projetos colaborativos para desmantelar redes criminosas que perpetram golpes on-line. “Proteger os consumidores globalmente contra golpes, por meio da conscientização e da disponibilização de ferramentas práticas para consumidores e autoridades, facilitando o compartilhamento de conhecimento, organizando pesquisas, apoiando o desenvolvimento de melhores práticas e oferecendo treinamento e capacitação aos membros”, informa trecho do protocolo sobre os objetivos propostos.

Sobre evento – A Cúpula Global Antifraude Américas 2024 reuniu governos, autoridades financeiras e de defesa dos consumidores, autoridades policiais, agências de proteção de marcas e empresas de segurança cibernética para definir ações unificadas com o objetivo de proteger os consumidores da ameaça generalizada de fraudes no ambiente digital.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Operações Lei Seca autuam 14 condutores por embriaguez em Cuiabá

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Samu atendeu uma média de 5,3 pessoas por hora em 2024

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA