CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT articula parceria para ampliar área de proteção das onças no Pantanal

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso está articulando parcerias com organizações não-governamentais e iniciativa privada para ampliar a área de proteção de onças no Pantanal. A iniciativa foi uma das agendas do governo na COP da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia.

O projeto foi apresentado pela ONG Panthera Brasil e visa criar um corredor de proteção aos animais para além do Parque Estadual Encontro das Águas, local de maior concentração de onças pintadas no mundo.

O vice-governador Otaviano Pivetta e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, se reuniram com representantes da organização e afirmaram que o governo tem total interesse no projeto, já que não terá custo para o Estado, pois será uma unidade em terra pública, patrocinada pela iniciativa privada.

“Temos uma riqueza que não existe em nenhum outro lugar do mundo e aumentar essa área de proteção é interessante, principalmente para o turismo, já que a contemplação de onças no Pantanal atrai muitos turistas o ano inteiro. E essa parceria mostra que o governo de Mato Grosso quer garantir áreas de preservação ambiental, mas também que precisa que essa conta seja dividida com outros entes”, afirmou o vice-governador.

Leia Também:  Abertas as inscrições para curso sobre Formação e Reforma do Estado Brasileiro

“Por meio da Sema, o governo já apresentou uma carta de apoio ao projeto, o que deverá facilitar a busca de financiadores, já que será um refúgio garantido pelo Estado, colocando em prática o fundo Amigos da Floresta, criado pelo governo para receber financiamento, visando a implementação de unidades de conservação”, completou Mauren.

O diretor da ONG, Ronaldo Morato, contou que a instituição já possui uma área próxima ao parque e que está buscando financiadores para adquirir mais áreas na região, formando um corredor de proteção para as onças.

“Toda essa área será doada ao Estado, para que se junte ao Parque Estadual Encontro das Águas, tornando-se um refúgio para os animais do Pantanal, em especial para as onças. Vemos o governo do Estado como um grande parceiro desse projeto, porque sempre demonstrou interesse em apoiar, o que será primordial para conseguirmos mais interessados”, disse Morato.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Celeridade: Justiça garante efetividade ao julgar ação penal em dois meses

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA