POLÍCIA
Polícia Civil cumpre buscas para apreender arma de autor de violência doméstica em Cáceres
POLÍCIA
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cáceres cumpriram, na manhã desta quinta-feira (17.10), um mandado de busca e apreensão domiciliar contra o autor de violência doméstica praticado contra sua ex-companheira. A ação teve como objetivo a apreensão de uma arma de fogo, utilizada para ameaçar a vítima.
O suspeito de 35 anos é investigado pelos crimes de ameaça, violência psicológica, contravenção de vias de fato, praticados contra a ex-companheira, de 29 anos.
A ação faz parte da Operação Hera (deusa grega protetora das mulheres), que tem como foco o combate aos crimes de violência doméstica e familiar na cidade de Cáceres, totalizando 16 mandados de prisão cumpridos contra agressores de mulheres pela especializada neste ano.
A ordem de busca e apreensão domiciliar foi decretada pela Segunda Vara Criminal de Cáceres após a vítima procurar a Delegacia da Mulher para solicitar medidas protetivas de urgência, afirmando que o ex-companheiro possuía uma arma de fogo e a ameaçava constantemente.
Diante da gravidade dos fatos, a delegada titular da DEDM Cáceres, Paula Gomes Araujo, representou pela busca e apreensão no endereço do suspeito, que foi deferida pela Justiça. O mandado foi cumprido na residência do suspeito, no bairro Jardim Universitário, em Cáceres.
Segundo a delegada, durante as buscas não foi localizada a arma de fogo ou outro material ilícito na residência do suspeito, no entanto as ações preventivas mostram o trabalho da Polícia Civil em busca de combater possíveis crimes de feminicídio.
“A Polícia Civil está empenhada em todos os casos de violência doméstica, especialmente naqueles que sinalizam risco à vida da vítima. No ano de 2024, Cáceres teve uma redução significativa de feminicídios, sendo apenas um caso registrado até o momento em relação a quatro casos registrados em 2023”, disse a delegada.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES4 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES5 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


