CUIABÁ

CUIABÁ

Cuiabá comemora 305 anos com Plano de Mobilidade Urbana que projeta desenvolvimento até 2030

Publicados

CUIABÁ

Cuiabá cria Plano de Mobilidade Urbana colocando em primeiro lugar o deslocamento das pessoas na capital, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas.  Este plano vai nortear o desenvolvimento de todos os modais de transportes até 2030 e é resultado de mais de 50 audiências públicas, consultas presenciais e digitais com a população, além de encontros técnicos. A coleta de informações a campo para elaboração do projeto começou em 2021, onde o “Consórcio Cuiabá em Movimento”, formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA, em conjunto com a própria Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram pesquisas ouvindo ciclistas, pedestres, Pessoas Com Deficiência (PCDs) motoristas, motociclistas e outros.
 
Na prática, o documento reúne diretrizes para melhorar a forma de ir e vir das pessoas e também o deslocamento da cidade de forma sustentável. Além do mais, o projeto é obrigatório para cidades que possuem mais de 250 mil habitantes, conforme exigências do Ministério das Cidades e também da Lei 12.587/2012.
 
A secretária de mobilidade urbana destacou que o plano faz parte das comemorações dos 305 de Cuiabá, celebrado no dia 08 de abril, próxima segunda-feira. No entanto que na quinta-feira (04), ela acompanhou o prefeito Emanuel Pinheiro na entrega oficial do documento ao presidente da Câmara Municipal, Chico 2000. Agora, o projeto segue em trâmite para apreciação e aprovação dos vereadores.
 
Na audiência com o presidente do Legislativo, Zamproni disse que foi ressaltado que Cuiabá é uma cidade antiga, construída sem planejamento e precisa de intervenções viárias para poder se deslocar, principalmente de forma coletiva no sentido de melhorar a qualidade de vida da população e diminuir o tempo de origem e destino dos transeuntes.
 
Qual importância da aprovação do plano?

Leia Também:  Projeto Árvore Solidária é lançado pela primeira-dama Márcia Pinheiro no Shopping 3 Américas

De acordo com Zamproni,  o plano é essencial para o desenvolvimento urbano, pois permite que as cidades atendam às necessidades de seus habitantes de forma eficiente e sustentável, garantido inclusive viabilidade de recursos do Ministério das Cidades para a infraestrutura, como por exemplo, um novo viaduto, uma nova trincheira, um novo modal e tantas outros recursos.
 
Mas independentemente de aprovação, a secretária disse que Emanuel Pinheiro já vem executando boa parte do plano de mobilidade e citou como exemplos, os dois viadutos, José Maria Barbosa (Juca do Guaraná Pai), na Avenida das Torres e o Murilo Domingos, na avenida Beira Rio. E também implantações de estações climatizadas de ônibus, pontos de ônibus sustentáveis com bibliotecas, compra de ônibus novos com 75% da frota já climatizada, reformas de passarelas, investimentos em ciclovias/ciclofaixas. E ainda, três obras estruturantes na Avenida Miguel Sutil, sendo um viaduto na rotatória de acesso do Centro de Eventos do Pantanal, no trevo do Santa Rosa, ligando as avenidas Lava-Pés e Antártica e o Contorno Leste, considerada a maior obra de mobilidade urbana da capital e que é construída pela gestão Emanuel Pinheiro. A via contará com 17,3 km, pista dupla e iluminação toda em led. Vau beneficiar diretamente mais de 50 bairros, 250 mil pessoas. 
  
“Então, nós já estamos colocando o plano em ação. E não podemos deixar de citar como obras deste plano, o Contorno Leste que é uma intervenção viária de mobilidade urbana, que mostra o quanto estamos preocupados com o cidadão que mora distante do seu centro e vai poder chegar com rapidez ao destino”, concluiu a gestora da Semob.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde implanta ponto eletrônico em toda a rede

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde implanta ponto eletrônico em toda a rede

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA