CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil flagra captação irregular de água e desmate em área de preservação em Várzea Grande

Publicados

POLÍCIA

Policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) flagraram nesta segunda-feira (18.03), em uma região de chácaras em Várzea Grande, uma obstrução no leito do rio para captação irregular de água. O proprietário da chácara foi detido em flagrante por crime ambiental e posse irregular de arma de fogo. 

A equipe de investigação da Dema foi ao local para apurar uma denúncia, na região do Capão do Pequi e flagrou a canalização de água de um córrego, puxada por uma bomba, para abastecer tanques de criação de peixe, além de um aterro feito para desviar o recurso hídrico. 

No espaço também foi detectada a supressão de mata nativa em área de preservação permanente e barramento para acúmulo de água e encontrados um motor estacionário e uma retroescavadeira. 

Um homem de 59 anos, que se apresentou como dono da chácara, chegou ao local durante a diligência e em entrevista com os investigadores informou que tinha uma arma de calibre 28 e munições na propriedade. Ele foi detido em flagrante e encaminhado à sede da Dema. 

Leia Também:  Delegado-geral de MT, Mário Dermeval assume presidência do Conselho Nacional de Chefes de Polícia

O motor e a bomba foram apreendidos junto com a arma de fogo e as munições. 

O dono do local vai responder pelos crimes de desmate em área de preservação permanente, extração de recursos minerais, captação irregular de água e posse irregular de arma de fogo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá

Publicados

em

Imagens Policia Civil

Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.

A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico em Itiquira

As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA