CUIABÁ

MATO GROSSO

Complexo Arena Pantanal recebe semifinal do Mato-grossense de Futebol e Estadual de Jiu Jitsu Esportivo

Publicados

MATO GROSSO

A Arena Pantanal recebe no próximo sábado (16.03) a partida entre Mixto e União de Rondonópolis pela semifinal do Campeonato Mato-grossense de Futebol. A programação no complexo esportivo gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) conta ainda com o Campeonato Estadual de Jiu Jitsu Esportivo, que ocorre no domingo (17), no Ginásio Aecim Tocantins.

Campeonato Mato-grossense de Futebol

O jogo de ida entre Mixto e União ocorre no sábado (16), às 15h30, na Arena Pantanal. O setor Oeste inferior está liberado para a torcida do Mixto, enquanto o Norte inferior é destinado aos torcedores do União.

Com ingressos vendidos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), a partida marca a volta do time cuiabano a uma semifinal depois de 11 anos. Crianças com até 12 anos não pagam pela entrada.

As vendas começaram nesta quinta-feira (14) em horário comercial, na Rádio Cultura. Na sexta-feira (15.03), das 8h às 17h, e no sábado (16), das 8h às 11h, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do estádio Dutrinha. A partir das 12h de sábado, os bilhetes passam a ser vendidos na Arena Pantanal.

Leia Também:  Estágio remunerado no Judiciário de MT: processo seletivo tem 780 vagas mais cadastro de reserva

Além de Mixto e União, os outros times classificados para a semifinal do Campeonato Mato-grossense são Cuiabá e Luverdense, que se enfrentam no domingo (17), às 17h, em Lucas do Rio Verde.

Campeonato Estadual de Jiu Jitsu Esportivo

O ginásio Aecim Tocantins, que também integra o Complexo Arena Pantanal, recebe a primeira fase do Campeonato Estadual de Jiu Jitsu Esportivo no domingo (17), a partir das 8h, com entrada gratuita. Reunindo cerca de 900 atletas de todo o Estado, o evento é realizado pela Federação de Jiu Jitsu Esportivo de Mato Grosso com o apoio da Secel-MT.

Participam da competição 70 equipes, que representam os municípios de Cuiabá, Várzea Grande,  Sinop, Sorriso, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Cáceres,  Nobres, Alto Garças, Barra do Garças, Guiratinga, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Canarana, Arenápolis, Jaciara, Juscimeira, Alta Floresta, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Querência, Água Boa, Juína, Diamantino, Diamantino, Comodoro, São José dos Quatro Marcos, Tesouro, Itiquira, Pontes de Lacerda, Alto Araguaia, Guarantã do Norte, Itanhangá e Colniza.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e secretária de Estado de Assistência Social visitam projetos sociais em Barra do Garças

As competições são divididas por faixa etária, abrangendo atletas de quatro a 17 anos nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infantojuvenil e juvenil. Já nas categorias adulto e master competem os atletas acima de 18 anos.

“Agradecemos o apoio do Governo de Mato Grosso, que, por meio da Secel, tem sido grande incentivador do Jiu Jitusu Esportivo no Estado. Com esse incentivo tão importante, conseguimos garantir a participação de nossos atletas nos mais importantes campeonatos do Brasil e do mundo, trazendo sempre excelentes resultados para Mato Grosso”, enalteceu o presidente da Federação de Jiu Jitsu Esportivo, Paulo César Venâncio.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Com superávit financeiro, contas de Sorriso e Porto dos Gaúchos recebem parecer favorável do TCE-MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Caminhos literários: live fala sobre impactos da música e teatro na socioeducação

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA