CUIABÁ

POLÍTICA MT

Programa Palavra Literária estreia quarta temporada neste sábado (24)

Publicados

POLÍTICA MT

A quarta temporada do programa Palavra Literária, idealizado pela Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secom), estreia neste sábado (24), às 12h30 e reprise às 20h30, na TV Assembleia (TVAL) – nos canais 30.1 e 30.2 e interior de Mato Grosso pela frequência 9.2.É possível também ao telespectador acompanhar a programação da TV Assembleia pela internet, através do canal youtube.com/tvassembleiamt .

Nesta edição, os episódios foram pensados a partir de uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com a participação de 23 escritores que fazem parte do universo literário mato-grossense.

Na abertura dessa temporada, a professora, escritora e poeta Irene Severina Rezende conta sobre sua trajetória no mundo literário. Desde os dez anos de idade lê Machado de Assis e escreve poesias. De um perfil simples e com riqueza na linguagem, a escritora, nascida em Goiânia (Goiás) e criada em Alto Araguaia (MT), diz que a literatura humaniza as pessoas.

“Considero as disciplinas de Literatura, Filosofia e História as mais importantes na grade curricular. A medida que você vai lendo os grandes clássicos, deixa de ser tão materialista. E é aí que entra a literatura, abrindo espaço para as pessoas se conhecerem”, contou Irene. 

A primeira obra da professora aposentada pela Unemat foi o livro “Prolongamento”, que conta a história de sua família. Sua tese de doutorado também rendeu um livro: “O Fantástico: no contexto sociocultural do século XX”. Em seguida, lançou a obra literária “Páginas Rendadas”. Em 2016 publicou “No chão do Araguaia, li meu mundo”, que ganhou um prêmio de literatura em Mato Grosso. Irene publicou também “O Sertão é a poesia bruta”, e seu sexto e último livro: “As Varandas de Quimeras”.

Leia Também:  Em missão no Irã, Dal Molin destaca importância de ampliar as relações comerciais para a agricultura

Desde 2014, a Unemat oferece o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), no campus universitário de Tangará da Serra. Uma proposta curricular que fortalece as bases científica, tecnológica e de inovação na região, que busca minimizar o desequilíbrio no desenvolvimento acadêmico na região Centro-Oeste e prioriza a formação de docentes para todos os níveis de ensino.

Segundo o assessor de Gestão de Formação da Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, professor José Ricardo Menacho, essa parceria com a ALMT busca contribuir para a promoção de cidadania, construída a partir da parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso ao mesmo tempo em que valoriza a cultura mato-grossense e lança um convite à comunidade para que venha conhecer a universidade e seus projetos.

O secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, explica que desde sua concepção, o Palavra Literária tem o objetivo de fomentar a cultura e por meio da visibilidade aos escritores e escritoras locais e suas obras. “O programa [Palavra Literária] se consagra como importante instrumento de fomento à cultura e, além disso, permite que ações conjuntas, como a parceria com a Unemat, leve à comunidade tudo aquilo que o universo acadêmico pode proporcionar”, destaca.

Leia Também:  Viviane Cantarella e Queila Ribeiro são as convidada do sétimo episódio do "Palco pra 2"

Quarta temporada

O Palavra Literária é um programa de incentivo à literatura e vai ao encontro do principal papel da TVAL, de ser uma TV pública que fomenta a cultura nas suas mais diversas formas.  Mais 22 escritores renomados em Mato Grosso participam da quarta edição do programa: Simone Padilha e Marta Cocco, Matheus Antunes, Mirela Duarte e Julia Gahyva, Honório Galvão [participação do professor Edson Flávio], Mário Cezar Leite [participação da professora Marli Walker], Stéfanie Sande [participação ad professora Marinei Almeida], Jander Ruela Pereira [participação da professora Marta Coco], Wanderson Lana [participação do professor Agnaldo Rodrigues], Klaus Henrique Santos [participação do professor Edson Flávio], Sela Arcada (Danilo Fochesatto e Lorenzo Falcão), Vinícius Dallagnol [participação do professor Agnaldo Rodrigues], Edson Flávio, Luciene Carvalho, Agnaldo Rodrigues, Isaac Ramos, Everton Barbosa, Odair José da Silva, Juliano Moreno, José Ricardo Menacho, Vera Lucia Maquêa, Tatiane Silva Santos, Lupita Amorim e Wandeir Maurício, e Joe Sales – participação da professora Marinei Almeida. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027

Publicados

em

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.

Segunda-feira (19)

Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).

Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Sefaz apresenta metas fiscais do segundo quadrimestre em audiência pública

Terça-feira (20)

Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.

À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Quarta-feira (21)

Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  Deputado Chico Guarnieri solicita cursos técnicos para cidades do Médio Norte e Sul

Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.

Quinta-feira (22)

Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.

Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Sexta-feira (23)

Sem agenda para esse dia.

A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA