CUIABÁ

CUIABÁ

2024 será mais quente que 2023

Publicados

CUIABÁ

15/02/2024
2024 será mais quente que 2023
Tenho reiterado desde a última onda de calor que atingiu o país, no ano passado, mas especificamente na nossa querida Cuiabá, os cuidados que devemos ter com a possibilidade de uma nova onda de calor anunciada por especialistas nas questões climáticas, para 2024.&nbsp
Os especialistas de diversos setores ambientais, em órgãos de governo e universidades batem sempre na mesma tecla de que o mundo precisa mudar sua relação com o meio ambiente. Contribuir para a qualidade do ar e da terra, numa forma de atingir melhorias para a redução do efeito estufa, no entorno do planeta Terra. A ONU tem alertado que a onda de calor se repetirá em 2024 ainda mais forte que em 2023.
Recentemente, presenciamos a repetição de um grande incêndio no Chile que devastou cidades inteiras e matou centenas de pessoas, além de atingir a fauna e a flora em diversas regiões. Conforme os noticiários internacionais, as grandes queimadas não são fatos novos no Chile. O país já viveu anos críticos em 2014, 2017 e 2023. Mas, o mais recente tem uma dimensão sem precedentes devido ao número de vítimas.&nbsp
Estamos diante de uma questão do clima já alertada a cada conferência mundial para reduzirmos os efeitos do calor no mundo. No entanto, até então, não vimos nenhuma eficácia nessas reuniões das lideranças mundiais. Na condição de presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Clima na Câmara de Vereadores de Cuiabá, vamos nos empenhar neste tema.&nbsp
Temos que agir com políticas públicas eficazes, que minimizem os problemas ambientais, principalmente, na nossa cidade que sempre foi calorenta por natureza e tem se tornado quase que insustentável com o aumento da temperatura nos últimos tempos.
Todos sabemos da forma mais simples, que fogo, fumaça, poluição dos rios e mares proporcionam as catástrofes, que estamos presenciando a cada ano no mundo. Agora os noticiários internacionais voltam a mostrar os grandes incêndios que ao longo dos tempos atingem o Chile e atualmente mostrou força sobre a população.&nbsp
Há tempos, presenciamos as tragédias das queimadas florestais e urbanas na Ásia e EUA, que continuam queimando. No entanto, o foco do fogo também virou para a América do Sul. Em 2020, fomos vítimas de um grande incêndio no Pantanal Sul e Mato-grossense e ainda assim, as queimadas têm se repetido em quase todo Cerrado.&nbsp
Recentemente, escrevi um artigo justamente questionando se a população aprendeu com os graves problemas que tivemos com a onda de calor em 2023 e se estaremos preparados para nos prevenir do aumento do calor neste ano. Os fatores que proporcionam o aumento do calor são basicamente as ações de vandalismo, falta de políticas públicas para emissão de gases da produção industrial, a falta de chuvas e atos criminosos, nos períodos de seca mais críticos.&nbsp
Principalmente pelas queimadas, os efeitos negativos sobre as condições climáticas afetam o meio ambiente por inteiro, alteram ecossistemas, causam desertificação como tem ocorrido nos rios mundo afora, alteram a temperatura, mexem com a fauna e flora e piora a qualidade do ar. O fato é que 2024 será mais quente que em 2023.&nbsp
Luis Claudio é vereador em Cuiabá.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em comemoração ao Dia do Consumidor, Procon Municipal realiza ações de fiscalização em postos de combustíveis
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA