CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto piloto chega ao fim e iniciativa será expandida para área meio

Publicados

MATO GROSSO

O projeto piloto de gestão por competências, executado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, encerrou o 1º ciclo de avaliação de desempenho com a identificação de nove competências e 33 indicadores comportamentais mapeados. Os resultados do projeto foram apresentados, nesta quinta-feira (08), na última reunião dos integrantes da Comissão de Gestão de Competências.

A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, adiantou que com a conclusão do projeto piloto, a iniciativa deverá ser expandida para a área de apoio administrativo. “Vamos começar pela área meio, campo mais fértil para o uso das ferramentas e construção dos Planos de Desenvolvimento Individuais”, destacou a subprocuradora-geral.

A avaliação, conforme o consultor Victor Barbalho, foi realizada sob quatro perspectivas: técnica, comportamental, responsabilidade e resultados. O coeficiente institucional, calculado a partir dos índices obtidos em cada perspectiva, alcançou o desempenho geral de 81,63%.

Em relação aos gestores, foram evidenciados como pontos fortes a comunicação e o comprometimento com o resultado, destacando a capacidade de orientação, desenvolvimento e envolvimento de suas equipes. Já em relação aos servidores, a avaliação evidenciou a capacidade de reconhecimento e valorização das competências uns dos outros.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

“O projeto piloto trouxe muitas informações que precisam ser analisadas. Além da divulgação dos principais resultados da avaliação, é necessário garantir a realização dos feedbacks e a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs) para posterior planejamento das ações de desenvolvimento vinculadas ao processo de Gestão por Competências”, destacou o consultor.

O coordenador da Escola Institucional do MPMT, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, enfatizou a importância do processo de avaliação, lembrando que a gestão de pessoas é uma área de conhecimento científico que exige aprimoramento contínuo. “A partir desses resultados, precisamos promover o alinhamento necessário para enaltecer o que as nossas equipes têm de melhor e corrigir eventuais limitações, de modo a oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade”.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de apreensão contra menor infrator

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário visita Cadeia Pública de Diamantino

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA