CUIABÁ

Sinop

Novo projeto de pavimentação asfáltica contemplará vários bairros em Sinop; confira detalhes

Publicados

Sinop

Anunciada pelo prefeito Roberto Dorner, a pavimentação asfáltica de 16,40 quilômetros de vias atenderá diferentes localidades em toda a cidade, trazendo mais qualidade de vida e melhores condições de tráfego, resolvendo uma importante necessidade e de constantes cobranças da comunidade. Um exemplo é a comunidade Adalgisa, onde devem ser pavimentados 3,2 km, entre as ruas internas da comunidade, estrada Ruth e estrada Cirineu Coan, proporcionando a ligação com a avenida Alexandre Ferronato.

Outro ponto importante a ser asfaltado é a Avenida Ayrton Senna, de acesso ao Camping Club, onde a pavimentação deve ser de 1,15 km. Na comunidade Águas Claras, o asfalto deve abranger 3,52 km, ligando a estrada Selene até o fim do bairro. Já nas chácaras Planalto, a área contemplada é de 870 metros, ligando a faixa de domínio da BR-163 até o final do bairro.

Os bairros Maria Carolina I e Maria Carolina II também deverão ser contemplados. No primeiro, a pavimentação abrangerá 603 metros. Já no segundo, de 715 metros. Em ambos, os trechos pavimentados ligarão a avenida das Águias até a Avenida André Maggi, conforme detalhamento do projeto técnico desenvolvido pela equipe de engenharia.

Leia Também:  Secretaria notifica e orienta moradores da região do Parque Florestal a respeito de lixo descartado irregularmente em reservas

Na estrada Dalva, o trecho a ser pavimentado é de 1,01 km, ligando a estrada Jacinta até o bairro Jardim Umuarama. Na estrada Áurea, o asfalto deve ser num trecho de 745 metros (ao lado do bairro Jardim das Rosas). Outra estrada que deverá ser asfaltada neste projeto é a Cláudia, contemplando um trecho de 893 metros, ligando o residencial Araguaia e o Residencial Iguatemi.

Localizada na região central de Sinop, a rua dos Caxins também deve ser contemplada. Lá, o trecho a ser pavimentado é de 267 metros. Cerca de 300 metros entre as avenidas Joaquim Socreppa e Claudete é outro ponto que está no projeto de pavimentação. No bairro Cidade Jardim III, o trecho a ser contemplado é de 1 km, ligando a avenida 1º de maio e a avenida José Leovaldir Faganello e o acesso ao Portal do Servidor.

O projeto também contempla o bairro Bom Jardim, onde a pavimentação será em 1,56 km. E, fechando os 14 pontos contemplados, está a duplicação da Rua Alberto Baranjak, onde a pavimentação da extensão de 499 metros.

Leia Também:  Eleição para novos membros do Conselho Tutelar será neste domingo (1); confira a relação de candidatos

Conforme o gestor, o projeto visa contemplar bairros que, em sua maioria, estão asfaltados, mas que ainda contam com partes sem essa benfeitoria. O projeto está em fase de desenvolvimento do processo licitatório. Os investimentos, inicialmente estimados em aproximadamente R$ 40 milhões, são provenientes de financiamento firmado entre o Município e o Banco do Brasil, autorizado pela Câmara de Vereadores e cujo contrato foi publicado no Diário Oficial da União no ano passado.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop orienta torcedores para comemorações responsáveis durante a Copa do Mundo 2026

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Eleição para novos membros do Conselho Tutelar será neste domingo (1); confira a relação de candidatos

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA