CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

35 mil propriedades rurais de São Paulo ganharam CEP

Publicados

AGRONEGÓCIO

O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, concretizou o cadastro de cerca de 35 mil propriedades rurais no programa Rotas Rurais durante o ano de 2023.

Esse esforço resultou na inclusão de aproximadamente 3 mil quilômetros de estradas, uma extensão similar à distância entre a capital paulista e a cidade de Santiago, no Chile.

O cadastramento do CEP das propriedades visa proporcionar inúmeros benefícios aos trabalhadores rurais, desde acesso à saúde até aprimoramento da segurança.

O programa, pioneiro no Brasil e desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), busca fornecer mais mobilidade e, por consequência, aumentar a competitividade dos produtores paulistas.

Além do cadastro de endereços, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos para localizar rotas de acesso às propriedades. Essa ação visa promover mobilidade, conectividade e segurança, impactando positivamente na eficiência de políticas públicas e transformação social.

O Endereço Rural Digital, atuando como um CEP rural personalizado, utiliza uma ferramenta do Google para localizar a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Isso permite que os proprietários gerem códigos precisos de localização, podendo ser compartilhados por meio de aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps.

Leia Também:  Senador Jayme Campos diz que ONGs são “a maior quadrilha que já se instalou o Brasil”

Desde sua implementação, o programa mapeou 57 mil quilômetros de vias e cadastrou endereços de mais da metade das 415 mil propriedades rurais em São Paulo, simplificando sua localização. Estima-se que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural tenham sido beneficiados pelo programa até o momento.

Com a assessoria do Governo de São Paulo

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034

Publicados

em

Assessoria/Sedec

A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.

“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Leia Também:  Senador Jayme Campos diz que ONGs são “a maior quadrilha que já se instalou o Brasil”

Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.

Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso.  A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.

Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.

“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA