CUIABÁ

MATO GROSSO

MT tem 114 alunos em formação para atuarem como soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está formando 114 novos soldados e oficiais para reforçar o efetivo no Estado e garantir a preservação de patrimônios, natureza e resguardo da vida dos mato-grossenses. A formatura das turmas estão previstas para 2024 e 2025.

“Este reforço na corporação é sinônimo de mais segurança para os mato-grossenses. Com o aumento do efetivo, vamos poder salvar ainda mais vidas com bombeiros altamente capacitados e garantir a preservação de patrimônios públicos e privados, como também do meio-ambiente durante o período de incêndios florestais”, destacou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Para o secretário de Segurança Pública (Sesp), César Roveri, a convocação de novos militares no Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança, é prova de que o atual Governo está investindo na melhoria das condições de trabalho, aparelhamento e modernização das forças, inclusive com construção de unidades, aquisição de viaturas, armamentos, vigilância eletrônica e diversas ações para atender os cidadãos de Mato Grosso.

“O ingresso de novos profissionais no Corpo de Bombeiros, assim como vem acontecendo nas outras forças policiais, comprova o quanto o governador Mauro Mendes se preocupa com a segurança da população mato-grossense. Preocupa-se não somente com a prevenção e repressão da criminalidade”, afirmou o secretário.

Os 100 alunos deram início ao Curso de Formação de Soldados (CFSD) em julho. Desde então, eles são capacitados nas principais áreas de atuação do bombeiro militar, sendo elas: salvamento terrestre, aquático e em altura, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, mergulho, atendimento de ocorrências e produtos perigosos. A formatura está prevista para julho de 2024.

Leia Também:  "Governo de MT conduz suas políticas ambientais com eficiência", afirma major do Corpo de Bombeiros do Acre

“Durante um ano, os alunos passam por diversas disciplinas para estarem aptos para exercer qualquer atividade bombeiro militar. Estamos entrando na segunda metade do curso, quando os alunos passam a atuar em estágios operacionais para ter experiência prática de formação”, explicou major Henrique Acendino, coordenador do curso.

Bárbara Andrade, de 30 anos, é um dos 100 alunos que ingressaram no CFSD. Ela será a primeira militar da família e conta que tem passado por uma imersão de conhecimento.

“A profissão do bombeiro militar exige o alto conhecimento técnico para uma atuação com excelência. É assim que estamos sendo forjados durante esses doze meses de curso. Além do aprendizado físico e intelectual, temos muitos ensinamentos e crescimento pessoal dentro do CFSD. Tenho certeza que sairemos daqui extremamente diferentes da forma como entramos. Seremos pessoas melhores e profissionais dedicados a servir a população e honrar a corporação”, disse.

Já Marcelo Novais, de 24 anos, conta que o curso tem superado todas suas expectativas. Ele destaca que o profissionalismo dos bombeiros que capacitam os alunos tem sido primordial durante o curso de formação

Leia Também:  Confira edital do concurso para preenchimento de 1.500 vagas de professor com salários que podem chegar a R$17 mil

“Na parte técnica, temos uma equipe de coordenação e instrução de alta competência. São extremamente profissionais, que nos ensinam e passam confiança para que no futuro possamos desempenhar o nosso papel como eles. O bombeiro militar é extremamente técnico e necessita desta boa capacitação para desempenhar um serviço de qualidade. Tenho orgulho de poder fazer parte desta instituição com esta nobre missão de salvar vidas e patrimônios”, contou.

Formação de oficiais

Além de soldados, também são formados 14 oficiais para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e cinco de Rondônia no 1º Batalhão, em Cuiabá. Esta é a primeira vez que o Estado realiza o curso, que tem duração de dois anos.

“Os alunos iniciaram o curso em julho deste ano. São mais de 4 mil horas-aulas de instruções teóricas e práticas. Após formados, são declarados aspirantes a oficial e estarão prontos para atuar nas mais diversas ocorrências. Esse reforço será fundamental para Mato Grosso”, afirmou o coordenador do curso, tenente-coronel Mario Faro.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Assembleia Legislativa instala Câmara Setorial para ampliar atendimento às pessoas com obesidade

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quinta-feira (22), a Câmara Setorial Temática (CST) de Atenção à Obesidade no Estado de Mato Grosso. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), atende a uma solicitação da Associação Mato-grossense de Obesidade (AMO) e tem como objetivo discutir e propor políticas públicas para melhorar a prevenção, o tratamento e o acompanhamento das pessoas com obesidade. A instalação ocorreu na Sala de Reuniões das Comissões “Deputado Oscar Soares”.

Criada por meio do Requerimento nº 532/2026 e constituída pelo Ato nº 0752/2026, a CST terá prazo de funcionamento de 180 dias, prorrogável por igual período. Nesse período, os membros deverão estudar os principais problemas enfrentados pelos pacientes, avaliar os serviços disponíveis na rede pública de saúde e apresentar propostas que possam ampliar o acesso ao tratamento e garantir melhor qualidade de vida à população.

Uma das principais preocupações apresentadas durante a instalação foi a dificuldade de acesso às cirurgias reparadoras, procedimentos realizados para retirar o excesso de pele após uma perda significativa de peso, especialmente entre pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica.

A presidente da CST e da Associação Mato-grossense de Obesidade (AMO), Juvelina de Campos Nunes, destacou que, embora Mato Grosso tenha avançado na oferta de cirurgias bariátricas, muitos pacientes continuam enfrentando dificuldades para concluir o tratamento.

Segundo ela, somente nos últimos dois anos, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, realizou cerca de cinco mil cirurgias bariátricas. O número, apresentado pela representante da associação, reforça a preocupação com a demanda por procedimentos reparadores nos próximos anos.

“Hoje temos vários hospitais que realizam a cirurgia bariátrica, mas existe uma lacuna muito grande no tratamento. A pessoa emagrece, passa por todo o processo de recuperação, mas o que ela vai fazer com o excesso de pele? Essa é uma parte muito dolorosa, que afeta a autoestima, os relacionamentos e a vida social. Precisamos que o poder público compreenda que a cirurgia reparadora também faz parte desse tratamento”, afirmou Juvelina.

Leia Também:  Juiz leva Círculos de Paz a gestores de três cidades e defende inclusão nas políticas públicas

A presidente relatou ainda que, conforme levantamento realizado por ela em 2023, havia mais de cinco mil pacientes na fila por cirurgias reparadoras no Hospital Municipal de Cuiabá. Para Juvelina, a dificuldade de acesso aos procedimentos pode provocar sofrimento emocional e isolamento social, principalmente entre mulheres.

A luta também faz parte da história pessoal da presidente da AMO. Após chegar aos 165 quilos, Juvelina passou por uma cirurgia bariátrica em 2004 e conseguiu reduzir significativamente o peso. Entretanto, precisou recorrer à rede privada e a ações judiciais para realizar parte das cirurgias reparadoras.

“Eu tive a oportunidade de fazer as minhas cirurgias, mas não desisto dos meus associados que não têm essa condição. Precisamos trazer para o legislador a nossa dor, as nossas necessidades e dificuldades. Se não mostrarmos essa realidade, como vão saber que estamos sofrendo e que precisamos de políticas públicas? ”, questionou.

Prevenção e tratamento –Além das cirurgias reparadoras, a CST pretende discutir ações de prevenção à obesidade desde a infância, incentivo à alimentação saudável e ampliação das alternativas de tratamento, incluindo o acompanhamento médico e o uso de medicamentos quando indicados.

Durante a reunião, o médico Hélio Marcelo Pesenti Sandrin, especialista em Cardiologia e Clínica Médica, destacou que a obesidade é uma doença crônica que exige atenção contínua e pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Ele também defendeu que o enfrentamento da obesidade não fique restrito aos procedimentos cirúrgicos ou ao uso de medicamentos emagrecedores, mas inclua diagnóstico precoce, acompanhamento profissional e ações educativas.

“As canetinhas vieram para ajudar, mas não vão fazer milagres. Precisamos compreender que a obesidade é uma doença séria, que deve ser controlada. É fundamental trabalhar a prevenção e garantir que essas pessoas tenham acompanhamento adequado”, ressaltou Sandrin.

A procuradora aposentada do município de Cuiabá, Sônia Cristina Mangoni de Oliveira Lelis, integrante da CST, chamou a atenção para o preconceito enfrentado pelas pessoas com obesidade e para os impactos emocionais provocados pela cobrança de padrões estéticos.

Leia Também:  Confira edital do concurso para preenchimento de 1.500 vagas de professor com salários que podem chegar a R$17 mil

“Infelizmente, nossa sociedade ainda é muito gordofóbica. Muitas pessoas deixam de participar de atividades e de conviver socialmente porque não se sentem bem com a própria aparência. Precisamos lutar pelos direitos dessas pessoas e garantir que tenham acesso ao atendimento de que necessitam”, afirmou.

O médico Gunther Peres Pimenta, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e o delegado Bruno Lima Barcellos, relator da CST, participaram de forma virtual e colocaram suas experiências profissionais à disposição dos trabalhos da Câmara Setorial.

Composição  da CST:

Presidente:Juvelina de Campos Nunes – Presidente da Associação Mato-grossense de Obesidade – AMO.

Relator:Delegado Bruno Lima Barcellos.

Secretária:Silvana Aparecida Gadani de Arruda – Vice-Presidente da AMO.

Membros:

1. Dr. Gunther Peres Pimenta – CRM 3196, RQE 380 e 8327 – Titular do Colégio de Cirurgiões e Titular da

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

2. Dr. Regis Vilela Leal – CRM-MT 6233, RQE 2966/5171/5520/6254 – Titular do Colégio Brasileiro de

Cirurgiões e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

3. Dr. Tarsis Miyabara – CRM 7860, RQE 4555 – Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com atuação em

cirurgia videolaparoscópica, cirurgia bariátrica e metabólica e cirurgia robótica;

4. Dr. Ismael Carvalho – CRM/MT 3985, RQE 2481 – especialista em Cirurgia Plástica;

5. Dr. Hélio Marcelo Pesenti Sandrin – CRM-MT 1047, RQE 6867/6866/2510/6823 – especialista em

Cardiologia e Clínica Médica, com atuação também em Medicina Intensiva e Pneumologia;

6. Dr. Marcus Antônio Godoy – Cardiologia – CRM-MT 3499 / RQE 1562;

7. Dra. Sônia Cristina Mangoni de Oliveira Lelis – Procuradora Municipal – OAB/MT 3942;

8. Antero Paes de Barros Neto – radialista e jornalista.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA