CUIABÁ

MATO GROSSO

Segundo Sarau da Esmagis terá como tema Cora Coralina

Publicados

MATO GROSSO

Cora Coralina será o próximo tema do 2º Sarau Prosa, Poesia e Justiça, realizado presencialmente na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), em 20 de outubro, a partir das 16h. O evento cultural tem como finalidade promover a expressão artística com atividades que envolvam: dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. Na ocasião, magistrados, servidores e convidados declamarão poesias da escritora Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina.
 
As poesias serão declamadas por magistrados, servidores e convidados. Também haverá lançamento de livros.
 
A idealizadora da ação pedagógica e diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, destaca que o Sarau “objetiva o convívio social entre os magistrados do Poder Judiciário, marcado pelo encontro de ações artísticas diversificadas, exposições de obras literária dos magistrados e outros escritores, para expressarem ou se manifestarem artisticamente assuntos arrolados à literatura, poesia, leitura de livros e outras formas de arte.”
 
Nascida em 20 de agosto de 1889, na antiga Vila Boa de Goyaz, hoje, Cidade de Goiás/GO, patrimônio mundial pela UNESCO desde 2001. Ela estudou até a terceira série primária, tendo como única professora Mestre Silvina, a quem havia ensinado a geração de sua mãe. Começou a escrever muito cedo nos jornais local.
 
Em 1910 publicou no Anuário Histórico e Geográfico e Descritivo de Goyaz, o conto “Tragédia na Roça” e recebeu a primeira crítica literária do professor Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Ele disse à época: “É a maior escritora do nosso Estado, apesar de não contar ainda vinte anos de idade”. Seu primeiro livro, entretanto, intitulado ‘Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais’, foi lançado quando ela contava 76 anos. Ainda assim, ela é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Faleceu em Goiânia, no dia 10 de abril de 1985.
 
Para participar é necessário confirmar presença pelo link: https://forms.gle/5Ph5aaDLKJm3aotC6
 
Keila Maressa 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quinta-feira (03): Mato Grosso registra 710.157 casos e 14.754 óbitos por Covid-19
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Poder Judiciário dá início à Campanha ‘Outubro Rosa’ de conscientização e apoio às mulheres

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA