CUIABÁ

Diamantino

Apoio a agricultura familiar é tema de reunião entre Prefeito de Diamantino e secretária de Estado

Publicados

Diamantino

Na segunda-feira (25.09) o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Cidade, Milton Criveletto e da representante da secretaria municipal de Agricultura, Brenda Queiroz, se reuniram com a secretária estadual de Agricultura Familiar, Teté Bezerra e com o secretário interino, Luluca Ribeiro, em Cuiabá. Durante o encontro foram abordadas melhorias no atendimento às famílias em áreas rurais e apresentadas demandas para fomento a agricultura familiar do município.

Conforme explicou a gerente administrativa, Brenda Queiroz, ligada a Secretaria Municipal de Agricultura, dentre as solicitações, foram reforçadas o pedido de apoio ao projeto de criação de tanques de peixe, a consolidação dos convênios para suporte de combustível para atendimentos às propriedades rurais e de locação de veículos utilitários e máquinas. Além do envio de calcário para atendimentos dos agricultores familiares.

O prefeito, Dr. Manoel Loureiro Neto, destacou que recebeu a confirmação de que Diamantino receberá uma escavadeira hidráulica, por meio da Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), para atendimento à população.

“Buscamos constantemente melhorias no suporte e atendimento da agricultura familiar no município. Atualmente já realizamos, de forma gratuita, a construção de tanques de peixes, bebedouro para gado, serviço de gradagem e roçadeira, manutenção de estradas rurais e doação de sementes. Agora, fruto de mais uma conquista, seremos contemplados com mais uma máquina para agilizar e aumentar o número de atendimentos no município.”

Leia Também:  Mais de 300 atletas mirins participam das atividades do Festival da Criança em Diamantino

Gestor da pasta de Agricultura, Edson da SIlva (Giripoca), destacou o empenho da equipe da secretaria em promover transformações sociais através da assistência fornecida aos pequenos produtores.

“Trabalhamos para dar todo apoio para as comunidades rurais. Os produtores familiares são de extrema importância para o município e merecem todo o respeito. Estamos incentivando a produção e auxiliando os trabalhadores do campo por meio de assistência técnica e do fomento à agricultura familiar.”

O secretário de Meio Ambiente e Cidade, Milton Criveletto, reforçou o compromisso da administração municipal em estar presente junto ao estado buscando melhorias para a população.

“Trabalhamos para Diamantino estar presente nas discussões com o Estado. Buscamos constantemente melhorias nos serviços ofertados à população. Estamos aqui estudando maneiras mais ágeis para atender as demandas do município, principalmente por meio de maquinários.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública

Publicados

em

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.

Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.

“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”

Leia Também:  Programa "Fila Zero na Cirurgia MT" chega em Diamantino e pacientes que estão na fila de espera devem atualizar os dados cadastrais

O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.

Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato. 

Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA