Diamantino
Prefeito e professores formam aliança em prol da alfabetização na idade certa em Diamantino
Diamantino
Na última quinta-feira (03.04), na sede da UAB Diamantino, aconteceu o 1º Encontro de Formação do Programa Alfabetiza MT, onde os professores alfabetizadores do programa receberam a primeira capacitação do exercício de 2025. Ao todo serão 08 encontros.
Durante a abertura do encontro, professores da rede municipal de ensino firmaram um pacto com o Prefeito Municipal, Chico Mendes e com o Governo de Mato Grosso com o objetivo de avançar no ranking e com os índices de alfabetização no município.
Através de capacitações e valorização dos profissionais da educação, o governo municipal tem buscado fortalecer a rede municipal de ensino, com o objetivo de promover uma educação de qualidade.
O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE), que atua na implementação das ações do programa, na formação dos professores e na garantia de que os métodos de alfabetização cheguem corretamente às escolas.
Durante a cerimônia, o Prefeito Municipal, Chico Mendes, discursou sobre estar comprometido em transformar a educação no município.
“Ser um prefeito alfabetizador significa acreditar que um município só avança com investimentos na educação. Por isso, somos um governo que prioriza a alfabetização e está empenhado em trazer mais avanços para a sala de aula e para os pequenos diamantinenses.”
A Secretária Municipal de Educação, Adélia Maria, falou sobre a importância do processo de alfabetização.
“As melhorias serão um reflexo não somente nas salas de aulas, mas também para toda família e comunidade. Toda a população verá o reflexo da nossa alfabetização.”
A Formadora do Programa Alfabetiza MT, Elisangela Gonzaga falou como o programa vai funcionar no município.
“Nós fazemos um monitoramento real, através da plataforma e aplicações de avaliações externas, onde nós encontramos indicadores do município e assim criamos estratégias para o avanço na educação com qualidade”.
O Programa Alfabetiza MT tem como objetivo mudar o contexto educacional do estado, especialmente na fase da alfabetização, por meio do fortalecimento da gestão escolar, da capacitação dos professores, da avaliação do desempenho dos estudantes e da oferta de incentivos às escolas.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Prefeitura e IFMT fortalecem parceria para trazer Agronomia a Diamantino
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, se reuniu com o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Júlio Santos, nesta segunda-feira (05.05) para discutir a implantação do curso superior de Agronomia no campus da cidade. A reunião marcou mais um avanço concreto na ampliação da oferta de ensino superior no município, com foco em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
De acordo com o reitor Júlio Santos, o estudo que define o funcionamento do curso já está em andamento. O próximo passo será buscar, em Brasília, junto ao Ministério da Educação, os recursos necessários para viabilizar a construção da estrutura física dos laboratórios que abrigarão a nova graduação.
Segundo o cronograma que está sendo elaborado, o curso de Agronomia está previsto para começar em Diamantino a partir de fevereiro de 2026.
A Prefeitura também articula parcerias com áreas produtivas do município, que poderão ser utilizadas como espaços de aprendizado prático. Nessas áreas, os estudantes poderão realizar estudos de solo, atividades de campo e experiências que complementam a formação em sala de aula.
“Queremos que os estudantes tenham acesso à teoria e à prática, com ensino de qualidade, aqui mesmo em Diamantino. Esse curso vai ajudar a formar profissionais preparados para fortalecer ainda mais a agricultura da nossa região”, destacou o prefeito Chico Mendes.
Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Agricultura, Milton Criveletto; o Diretor-geral, Givaldo Neto; o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima; o líder do governo na Câmara, vereador Alex Rupolo; e os vereadores Augusto Casseta, Gonçalina Souza e Eraldes Catarino.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásVirginia Fonseca exibe presentes de luxo e momento romântico com Vini Jr: ‘Presentão’
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásFernanda Paes Leme mostra rotina de pilates e brinca com seguidores: ‘Gostosa!’
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web


