MATO GROSSO
Prêmio MT Artes homenageia artistas e trabalhadores da cultura nesta quarta-feira (27)
MATO GROSSO
“Este prêmio homenageia e reconhece o trabalho dos fazedores da cultura do Estado, além de dar destaque e visibilidade para importantes produções artísticas mato-grossenses que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves.
O Prêmio MT Artes é um projeto desenvolvido pela MT Escola de Teatro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. A primeira edição ocorreu em 2021, com 15 vencedores nas categorias teatro, dança, literatura, artes visuais e audiovisual. Já nesta segunda edição concorrem as produções artísticas desenvolvidas no período de janeiro de 2022 a julho de 2023.
Ao todo, o prêmio recebeu 106 inscrições de artistas, produtores culturais, arte educadores e profissionais que atuam em diferentes linguagens artísticas. Ao fim, a organização selecionou 60 projetos. Cada categoria terá três premiados com troféu destaque.
A cerimônia de entrega da premiação contará com apresentações de artistas distribuídos entre palco, recepção e a entrada do Cine Teatro Cuiabá. Entre os convidados para animar a noite estão: DJ Taba, Cena Onze (espetáculo Negritude), Eduardo Buttaka (com a personagem Penélope), Sueli Batista (poesia), Karina Rodrigues (performance Fantasia), Billy Espíndola, Beto Dois a Um, Grupo Buriti Nagô, Flor Ribeirinha, Juan Vieira (obras literárias), Tami (performance de artes visuais), Lívia Freire (sonoplastia), Vitor Falcão (iluminação), Jorge Libel (audiovisual).
Além deles, a noite também fica por conta dos cerimonialistas Elias Neto, Camila Freitag, Seven Mônica, Mariah Girardello e Andreel Ferreira.
Conheça AQUI todos os selecionados no Prêmio MT Artes deste ano.
Serviço
Cerimônia de entrega do 2º Prêmio MT Artes
Data e horário: Quarta-feira (27.09), às 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Mais informações: https://cineteatrocuiaba.org.br/novidades/2-premio-mt-artes-2023
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lei garante isenção da taxa de incêndio para APAEs e Associações Pestalozzi de MT
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as Associações Pestalozzi, regularmente constituídas e declaradas de utilidade pública estadual em Mato Grosso, poderão ser isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio (TACIN), por meio da Lei nº 13.491/2026 . A medida contempla imóveis e atividades diretamente vinculados às finalidades institucionais, o que vai contribuir para reduzir custos de manutenção das entidades filantrópicas que atendem pessoas com deficiência e suas famílias.
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), um dos autores da legislação, destaca que a iniciativa dá o apoio ao trabalho desenvolvido pelas instituições. Também, assinam a proposta os deputados estaduais Max Russi (Podemos), Dr. João (MDB) e Diego Guimarães (Republicanos).
“Essa lei representa um apoio às APAEs e às Associações Pestalozzi que desempenham um trabalho fundamental às pessoas com deficiência. A isenção da taxa pode ajudar essas instituições a direcionar recursos para outras necessidades dos alunos e de suas famílias”, explica o parlamentar.
Para ter direito à isenção, as instituições deverão comprovar anualmente a manutenção de sua finalidade filantrópica e sem fins lucrativos, a regularidade fiscal e trabalhista, a permanência do título de utilidade pública estadual e a aplicação integral dos recursos na realização de seus objetivos institucionais. A proposta também estabelece que o benefício não dispensa o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), nem a obtenção do respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Tanto que a diretora pedagógica da APAE de Rondonópolis, Jacira Ribeiro, realiza no momento com o CBMMT a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo governo federal à instituição, cuja validade termina em dezembro de 2026 – com duração de cinco anos. Ela também avalia positivamente a medida e ressalta a importância das instituições de todo o estado terem conhecimento do benefício.
Para ela, a isenção pode representar um alívio financeiro, especialmente para entidades que possuem estruturas amplas e precisam investir na adequação das instalações às exigências de segurança. Também, destacou que o valor da taxa varia conforme as características do imóvel, o que pode representar uma despesa significativa para as instituições filantrópicas.
A APAE de Rondonópolis, atualmente, é mantida por meio de convênios, recursos humanos a nível municipal e estadual e da busca constante por novas fontes de arrecadação de recursos. Também, a entidade recorre a emendas parlamentares, desenvolvem projetos e promovem eventos para levantar verbas e custear as despesas de funcionamento já que são atendidos 235 alunos.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO6 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA7 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA15 horas atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa


