MATO GROSSO
Mostra de Dança de Mato Grosso traz cursos, filmes, apresentações e show de Carlinhos de Jesus
MATO GROSSO
“É um evento artístico tradicional que ficamos satisfeitos em contribuir para sua realização. Além de valorizar a produção cultural de Mato Grosso, a Mostra traz oportunidades para a população conhecer e se encantar com essa bela expressão artística, que é a dança”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, às 9h e às 15h, serão ofertadas as oficinas de Composição Coreográfica e de Videodança Corpo e Tecnologia, respectivamente. Ambas capacitações terão a participação especial da bailarina e diretora especialista em Experimentação Cênica Denise Matta. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo instagram @cidartaoficial.
Na sexta-feira (15.09), às 19h30, têm início a Mostra de Videodança de Mato Grosso, com exibição de obras artísticas do Brasil e exterior. Dentre os trabalhos exibidos estarão Bordant Le Quai, da brasileira Andrea Barbour, e Can you cry underwater, de Cora Gasparotti (Itália).
No sábado (16.09), também às 19h30, a Mostra exibe obras com recortes identitários, trazendo títulos que exaltam o protagonismo negro, LGTQIAPN+, de mulheres, imigrantes e Pessoas com Deficiência.
As atividades são livres para todos os públicos e, após as sessões, haverá bate-papo sobre assuntos pertinentes às produções.
Uma das idealizadoras, Maria Hercília Panosso destaca que a Mostra de Dança de Mato Grosso é um evento tradicional do calendário estadual, que se renova ano a ano.
“Como agora, que abrimos diálogo com outras linguagens artísticas, como o audiovisual e as artes visuais. É uma prática que soma muito ao processo criativo. Também fazemos a ponte entre artistas que atuam em Mato Grosso e expoentes da dança no Brasil, que podem desfrutar dos intercâmbios. Um aprende com o outro”.
A seu lado na realização da Mostra está o diretor geral e artístico Kelson Panosso. Para ele, “a mostra tem sido essencial às discussões no âmbito da cadeia produtiva da dança e políticas públicas e da importância da democratização do acesso a atividades artísticas”.
Mais sobre a programação
No dia 28 outubro, às 16h, a programação da Mostra de Dança será retomada com palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico, capitaneada pelo artista Wesley Dubreak. Depois, às 19h, haverá o show especial de Carlinhos de Jesus & Partner, com convidados de Mato Grosso, no Parque das Águas.
No dia 29 de outubro, às 10h, o jurado do Dança dos Famosos ministra oficina de samba no pé e gafieira para iniciantes. E às 19h, também no Parque das Águas, ocorrem apresentações de dança dedicadas à comemoração dos 50 anos do hip hop na história da arte e 40 anos no Brasil.
Já no dia 20 de novembro será aberta uma exposição de artes visuais coletiva e temática da história da Mostra de Dança de Mato Grosso, que ficará por um mês em cartaz no Palco Cultural Goiabeiras.
O encerramento da programação ocorre em dezembro com mostra de dança de artistas convidados, no dia 6, e apresentação de artistas mato-grossenses e convidados, que encenam o clássico Cinderela, nos dias 7 e 8. Os espetáculos ocorrem às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, com ingressos solidários (2 kg de alimentos não-perecíveis).
Todas as outras atividades da Mostra de Dança são gratuitas. Para mais informação sobre inscrições para as oficinas, os contatos podem ser feitos por telefones (65 99943-7748 | 65 99283-4685) ou pelo instagram @cidartaoficial.
A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) com fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), além do apoio cultural do Goiabeiras Shopping, Superintendência Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social).
Serviço:
XVI Mostra de Dança de Mato Grosso
15, 16 e 17 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
9h – Oficina de Composição Coreográfica
15h – Oficina de Videodança – Corpo e Tecnologia
15 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
19h30 – Exibição de obras artísticas do Brasil e exterior
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos
16 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
19h30 – Exibição de obras com recortes identitários
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos
28 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras
16h – palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico com Wesley Dubreak
28 de outubro, Parque das Águas
19h – Show Carlinhos de Jesus & Partner, além de artistas mato-grossenses
29 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras Shopping
10h – Oficina com Carlinhos de Jesus de samba no pé e gafieira [iniciante]
29 de outubro, Parque das Águas
19h – Espetáculo em Comemoração aos 50 anos do Hip Hop
20 de novembro a 20 de dezembro, no Palco Cultural Goiabeiras
De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30 e sábado das 10h às 15h – Mostra de artes visuais coletiva e temática da Mostra de Dança de Mato Grosso
06 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros
19h30 – Espetáculo Mostra de Dança com artistas convidados e grupos de Mato Grosso
07 e 08 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros – Ingresso solidário
19h30 – Espetáculo Bodas de Cinderela
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis5 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


